Identificação dos traços de personalidade de alunos com base em postagens no facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v3i1.14473

Palavras-chave:

Traços de personalidade, Personalidade dos alunos, Facebook, Informática na educação

Resumo

A personalidade de um individuo pode representar o quão ele se distingue em relação a outro indivíduo, podendo ser um conceito útil para um processo de ensino–aprendizagem diferenciado. Considerando-se a preocupação em envolver os alunos de maneira particularizada em âmbito educacional, neste artigo é apresentado um relato de experiência envolvendo o uso de uma ferramenta on-line para extrair os Traços de Personalidade de alunos baseando-se em suas postagens no Facebook. Foi possível identificar facilmente as características individuais e coletivas (por turma) de alunos de informática em nível técnico. Almeja-se com este artigo o incentivo à identificação da personalidade dos alunos, além do incentivo ao desenvolvimento de pesquisas sobre esse aspecto psicológico na área de Informática na Educação.

 

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Biografia do Autor

Janderson Jason Barbosa Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Evandro Barros Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

 

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Publicado

20-12-2015

Como Citar

AGUIAR, J. J. B.; ARAÚJO, J. M. F. R. de; COSTA, E. B. Identificação dos traços de personalidade de alunos com base em postagens no facebook. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 21–39, 2015. DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14473. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14473. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos