Banner Portal
Identificação dos traços de personalidade de alunos com base em postagens no facebook
PDF

Palavras-chave

Traços de personalidade
Personalidade dos alunos
Facebook
Informática na educação

Como Citar

AGUIAR, Janderson Jason Barbosa; ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de; COSTA, Evandro Barros. Identificação dos traços de personalidade de alunos com base em postagens no facebook. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 21–39, 2015. DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14473. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14473. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A personalidade de um individuo pode representar o quão ele se distingue em relação a outro indivíduo, podendo ser um conceito útil para um processo de ensino–aprendizagem diferenciado. Considerando-se a preocupação em envolver os alunos de maneira particularizada em âmbito educacional, neste artigo é apresentado um relato de experiência envolvendo o uso de uma ferramenta on-line para extrair os Traços de Personalidade de alunos baseando-se em suas postagens no Facebook. Foi possível identificar facilmente as características individuais e coletivas (por turma) de alunos de informática em nível técnico. Almeja-se com este artigo o incentivo à identificação da personalidade dos alunos, além do incentivo ao desenvolvimento de pesquisas sobre esse aspecto psicológico na área de Informática na Educação.

 

https://doi.org/10.20396/tsc.v3i1.14473
PDF

Referências

ALLPORT, F. H.; ALLPORT, G. W. Personality Traits: Their Classification and Measurement. Journal of Abnormal and Social Psychology, 16, p. 6–40, 1921.

BACHRACH, Y.; KOSINSKI, M.; GRAEPEL, T.; KOHLI, P.; STILLWELL, D. Personality and patterns of Facebook usage. In: Proceedings of the 3rd Annual ACM Web Science Conference (WebSci '12), ACM, New York, NY, USA, p. 24–32, 2012.

BRESSANE NETO, A. F. Uma arquitetura para agentes inteligentes com personalidade e emoção. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação), Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CAPRETZ, L. F.; AHMED, F. Why Do We Need Personality Diversity in Software Engineering? ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, v. 35, n. 2, p. 1–11, 2010.

CAZELLA, S. C.; NUNES, M. A. S. N.; REATEGUI, E. B. A Ciência da Opinião: Estado da arte em Sistemas de Recomendação. In: XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação — Jornada de Atualização em Informática (JAI), 2010.

COSTA, P. T. Jr.; MCCRAE, R. R. NEO PI-R: Inventário de Personalidade NEO Revisado e Inventário de Cinco Fatores NEO Revisado NEO-FFI-R [versão curta]. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 2007.

COSTA, P. T. Jr.; MCCRAE, R. R. Revised neopersonality inventory (neo-pi-r) and neofive-factor inventory (neo-ffi). Professional manual. 1992.

COSTA, P. T. Jr.; WIDIGER, T. A. Introduction. In: COSTA, P. T. Jr.; WIDIGER, T. A (Org.), Personality Disorders and the Five-Factor Model of Personality, 2.ed., p.3-16. Washington, DC: American Psychological Association, 2002.

CRUZ, S.; DA SILVA, F.; MONTEIRO, C.; SANTOS, P.; ROSSILEI, I. Personality in Software Engineering: preliminar findings from a systematic literature review. In: Proceedings of 15th Annual Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE 2011), p. 1–10, 2011.

ELAHI, M.; BRAUNHOFER, M.; RICCI, F.; TKALCIC, M. Personality-Based Active Learning for Collaborative Filtering Recommender Systems. In: BALDONI, M.; BAROGLIO, C.; BOELLA, G.; MICALIZIO, R. (Org.), Advances in Artificial Intelligence (AI*IA), Lecture Notes in Computer Science, 8249, 2013, p. 360-371, Springer, Heidelberg, 2013.

FARIAS, A. B.; DOBRÕES, J. A. L; DA SILVA, R. Y. F. Strategies for Teaching Based on Academic Personality Types. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Porto Alegre–RS, p. 633–636, 2013.

FIVE. Five Labs — See the personality behind your posts. Product of Five.com. 2015. Disponível em: http://labs.five.com/. Acesso em: 24 abr. 2015.

HU, R.; PU, P. Enhancing collaborative filtering systems with personality information. In: Proceedings of the fifth ACM Conference on Recommender systems (RecSys '11). ACM, New York, USA, p. 197–204, 2011.

JOHN, O. P.; SRIVASTAVA, S. The Big Five Trait taxonomy: History, measurement, and theoretical perspectives. In: PERVIN, L. A.; JOHN, O. P. (Org.), Handbook of Personality: Theory and research, Guilford Press, New York, v. 2, p. 102–138, 1999.

JOHNSON, J. A. Web-based personality assessment. In 71st Annual Meeting of the Eastern Psychological Association, USA, 2000.

JONES, A.; ISSROFF, K. Learning technologies: Affective and social issues in computer-supported collaborative learning. Computers & Education, v. 44, n. 4, p. 395–408, 2005.

KURI, N. P. Tipos de personalidade e estilos de aprendizagem: proposições para o ensino de engenharia. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

MAIRESSE, F.; WALKER, M. A.; MEHL, M.; MOORE, R. Using Linguistic Cues for the Automatic Recognition of Personality in Conversation and Text. Journal of Artificial Intelligence Research, vol. 30, p. 457–500, 2007.

MACHADO, A. A. A.; LONGHI, M. T.; NUNES, M. A. S. N.; PARDO, T. A. S. Personalitatem Lexicon: Um Léxico em Português Brasileiro para Mineração de traços de Personalidade em Textos. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Maceió–AL, p. 1122–1126, 2015.

MARKOVIKJ, D.; GIEVSKA, S.; KOSINSKI, M.; STILLWELL, D. Mining Facebook Data for Predictive Personality Modeling. Proc of Workshop on Computational Personality Recognition, AAAI Press, Melon Park, CA, 2013.

NUNES, C. H. S. S.; HUTZ, C. S.; NUNES, M. F. O. Bateria Fatorial de Personalidade. Manual Técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2010.

NUNES, M. A. S. N. Computação Afetiva personalizando interfaces, interações e recomendações de produtos, serviços e pessoas em Ambientes computacionais. In: NUNES, M. A. S. N.; OLIVEIRA, A. A.; ORDONEZ, E. D. M. (Org.). Projetos e Pesquisas em Ciência da Computação no DCOMP/PROCC/UFS: São Cristóvão, p. 115–151, 2012.

PAIXÃO, C. C.; FORTALEZA, L. L.; CONTE, T. Desafios no Ensino de Computação: um estudo da relação entre perfil psicológico de alunos e evasão. In: Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — XXI Workshop sobre Educação em Informática (WEI), Maceió–AL, p. 720–729, 2013.

PAIXÃO, C. C.; FORTALEZA, L. L.; CONTE, T. Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação. In: Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — XX Workshop sobre Educação em Informática (WEI), Curitiba–PR, 2012.

QUARTO, C. C.; LABIDI, S.; JAQUES, P. A.; SCHIVITZ, I. M. M. Considerando os fatores sócio-afetivos personalidade e liderança em ambientes de ensino-aprendizagem colaborativos assistidos por computador. In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Brasília–DF, p. 1–10, 2006.

RABELO, I. S. Investigação de traços de personalidade em atletas brasileiros: análise da adequação de uma ferramenta de avaliação psicológica. 2013. Tese (Doutorado em Pedagogia do Movimento Humano) — Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo.

RAJU, P. G.; VENUGOPAL, M. Personality & learning styles — lessons for Indian corporate trainers. Indian Journal of Industrial Relations, vol. 49, n. 4, 2014.

REIS, R. C. D.; RODRIGUEZ, C. L.; LYRA, K. T.; JAQUES, P. A.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Estado da Arte sobre Afetividade na Formação de Grupos em Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 23, n. 3, p. 113–130, 2015.

SCHWARTZ, H. A.; EICHSTAEDT, J. C.; KERN, M. L.; DZIURZYNSKI, L.; RAMONES, S. M.; AGRAWAL, M.; SHAH, A.; KOSINSKI, M.; STILLWELL, D.; SELIGMAN, M. E. P.; UNGAR, L. H. Personality, Gender, and Age in the Language of Social Media: The Open-Vocabulary Approach. PLoS ONE, vol. 8, n. 9, e73791, 2013.

TAUSCZIK, Y. R.; PENNEBAKER, J. W. The Psychological Meaning of Words: LIWC and Computerized Text Analysis Methods. Journal of Language and Social Psychology, vol. 29, n. 1, p.24–54, 2009.

WU, W.; CHEN, L.; HE, L. Using personality to adjust diversity in recommender systems. In Proceedings of the 24th ACM Conference on Hypertext and Social Media (HT '13). ACM, New York, NY, USA, p. 225–229, 2013.

XIA, F.; ASABERE, N. Y.; LIU, H.; CHEN, Z.; WANG, W. Socially Aware Conference Participant Recommendation With Personality Traits. IEEE Systems Journal, vol. PP, n. 99, 2014.

ZONASH, R.; NAQVI, I. Personality Traits and Learning Styles among Students of Mathematics, Architecture, and Fine Arts. Journal of Behavioral Sciences, v. 21, p. 92–108, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.