Interfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v3i1.14477

Palavras-chave:

Interface tangível, Design, Ambientes educacionais

Resumo

Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julián Gutiérrez, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em andamento em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor pela Universidade de Quindio.

Referências

GUTIÉRREZ POSADA, Julián Esteban. Interfaces Tangíveis e o Design de Ambientes Educacionais para Co-construção de Narrativas. 2015. 253 p. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

Downloads

Publicado

20-12-2015

Como Citar

GUTIÉRREZ, J. Interfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 104–107, 2015. DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14477. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Teses e Dissertações