Resumo
Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial Celebrando o Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o Patrono da Educação Brasileira. Nesta edição especial, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, divulga trabalhos de pesquisa e experiências práticas usando tecnologias digitais que foram inspiradas na filosofia e nas ideias de Paulo Freire.
Referências
ARONOWITZ, S. Paulo Freire’s Radical Democratic Humanism. Routledge, 1992 (1st ed.).
BLIKSTEIN, P. Educação personalizada não é educação emancipadora: a apropriação do discurso de Paulo Freire pela indústria da tecnologia educacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 8–24, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.16062. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16062. Acesso em: 20 dez. 2021.
CREPALDI, N. P.; SANTOS, A. R. dos . Mediação pedagógica no ensino à distância: o papel do tutor em ambientes colaborativos de aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 104–131, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15806. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15806. Acesso em: 20 dez. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 28ª. ed. 2003.
MACHADO, J. A. C.; CORDENONSI, A. Z. Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do Pensamento Computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do Ensino Fundamental. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 132–153, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15929. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15929. Acesso em: 20 dez. 2021.
RODRIGUEZ, M. E. Paulo Freire: el andariego de la utopía como luminiscencia de la crisis del Sur hoy. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 69–85, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15781. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15781. Acesso em: 20 dez. 2021.
SINDIQUE, C. O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 48–68, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15884. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15884. Acesso em: 20 dez. 2021.
VIEIRA, M. de F. Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível . Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 25–47, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15932. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15932. Acesso em: 20 dez. 2021.
WEBBER, C. G.; MUSSOI, M. A.; CATTUSSO, T. A. Experiência computacional na educação infantil: unindo a robótica, a programação e a destinação de resíduos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 86–103, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15933. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15933. Acesso em: 20 dez. 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento