Experiência computacional na educação infantil

unindo a robótica, a programação e a destinação de resíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15933

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Ensino de programação, Educação Infantil, Gestão de resíduos

Resumo

A utilização da robótica educacional como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades em crianças está em pleno processo de expansão e fortalecimento. Emergem em todo o mundo iniciativas em que ela atua como interlocutora do ensino em diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma plataforma robótica para ensino da correta destinação de resíduos para crianças em idade pré-escolar. Elaborou-se um cenário experimental para teste e avaliação dos artefatos em uma escola de Educação Infantil. Como resultado, 21 crianças participaram das atividades, sendo que em média cada uma necessitou de duas tentativas para conclusão das tarefas de programação. A experiência computacional realizada evidenciou o potencial que as tecnologias têm quando permitem ao professor propor problemas e situações desafiadoras, onde as crianças podem agir com autonomia e criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine G. Webber, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Doutora em Ciência da Computação pela Universite de Grenoble I Joseph Fourier, França (2003); Professora na Área de Conhecimento de Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul.

Miguel Angelo Mussoi, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul. Atua profissionalmente na área.

Tiago André Cattusso, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Engenheiro de Controle e Automação pela Universidade de Caxias do Sul. Atua profissionalmente na área

Referências

ATMATZIDOU, S.; DEMETRIADIS, S. Advancing students’ computational thinking skills through educational robotics: a study on age and gender relevant differences. Robotics and Autonomous Systems, [S.l.], v. 75, p. 661–670, 2016.

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the developmentof computational thinking. In: AERA, 2012, Anais [...] [S.l.: s.n.], 2012.

CELLAN-JONES, R. Are teachers ready for the coding revolution? Disponível em: http://www.bbc.com/news/technology-25857276/. Acesso em: 30 mar. 2018.

BRASIL. Ministério do meio ambiente. Resolução CONAMA n. 275/2001. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=273. Acesso em: 06 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da educação. Base nacional comum curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 02 jun. 2018.

FARR, C. What’s the right age for kids to learn to code? Disponível em: https://venturebeat.com/2013/06/25/whats-the-right-age-for-kids-to-learn-to-code-debate/. Acesso em: 12 abr. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FRANCISCO JÚNIOR, N. M. VASQUES, C. K.; FRANCISCO, T. H. A. Robótica educacional e a produção científica na base de dados da capes. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), [S.l.], v. 35, p. 53, 2010.

LIGHTBOT. Lightbot - Puzzle game based on coding. Disponível em: http://lightbot.com/. Acesso em: 10 mai. 2017.

MAIA, L. D. O. A robótica como ambiente de programação utilizando o kit Lego Mindstorms. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 19., 2008, Fortaleza. Anais [...] p. 1-10.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças – repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SANTOS, M. F. A robótica educacional e suas relações com o ludismo: por uma aprendizagem colaborativa. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) —Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2010.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, [S.l.], v. 3, n. 49, 2006.

ZILLI, S. R. et al. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Florianópolis, SC: [S.l.], 2004.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

WEBBER, C. G.; MUSSOI, M. A.; CATTUSSO, T. A. Experiência computacional na educação infantil: unindo a robótica, a programação e a destinação de resíduos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 86–103, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15933. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15933. Acesso em: 30 set. 2022.