Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do Pensamento Computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15929

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Atividades de estudo, Matemática, Currículo escolar

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar como os conceitos do Pensamento Computacional (PC) podem ser associados, na prática, às habilidades/capacidades fundamentais da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, conforme competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram elaboradas atividades de estudo que envolveram a integração do PC com a Matemática do 6º ano e disponibilizadas para um grupo de professores, membros dos painéis de especialista para análise. Os resultados mostraram que podemos inferir que a inserção da Computação na Educação Básica não só traz benefícios para o desenvolvimento de diversas habilidades, como também poderá propiciar o desenvolvimento do PC para a resolução de problemas, a construção de novos saberes, métodos e estratégias para trabalhar o raciocínio e as abstrações em qualquer área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Alex Custódio Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (2021); Oficial do Exército Brasileiro

André Zanki Cordenonsi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ALBERTI, T. F. et al. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 240, p. 346-362, mai./ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n240/06.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. 600 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 01 maio 2020.

FERREIRA, J. S. P. Atividades de metodologias ativas para matemática com elementos didáticos da BNCC. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 16, n. 35, p. 1-22, jun. 2020. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1706. Acesso em: 09 jan. 2020.

FRANÇA, R. S.; TEDESCO, P. C. A. R. Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 2015, Maceió. Anais [...]. Maceió: SBC, 2015. p. 1464-1473. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6331. Acesso em: 10 nov. 2020.

GAYDECZKA, B.; MASSA, N. P. Uma revisão de estudos sobre o Pensamento Computacional e Scratch no Brasil. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, n. 1, p. 31-62, jan./abr. 2020. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/2959. Acesso em: 07 set. 2020.

LAMEU, L. R. G. A transição do aluno do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: articulações para superação das dificuldades de adaptação e aprendizado. Jacarezinho: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_ped_pdp_leide_rozani_gaioto_lameu.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, [S. l.], v. 22, n. 140, p. 5-55, jun. 1932. Disponível em: https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.

LIMA, C. P.; SEKKEL, M. C. A promoção da atividade de estudo: repercussões para a organização do ensino. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 403-411, mai./ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v22n2/2175-3539-pee-22-02-403.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.

PAULA, A. P. et al. Transição do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: processo educacional de reflexão e debate. Revista Ensaios Pedagógicos, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 33-52, jul. 2018. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/v8/v8-artigo-3-TRANSICAO-DO-5-PARA-O-6-ANO-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.

PEREIRA, F. T. S. S.; ARAÚJO, L. G.; BITTENCOURT, R. Intervenções de pensamento computacional na educação básica através de computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8.; WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: NCE - UFRJ, 2019. p. 315-324. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8518. Acesso em: 22 ago. 2020.

RIBEIRO, L.; FOSS, L.; CAVALHEIRO, S. A. C. Pensamento computacional: fundamentos e integração na educação básica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8.; JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8., 2019, Brasília. Anais [...]. Brasília: SBC, 2019. p. 25-63. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/8699. Acesso em: 19 ago. 2020.

RODRIGUEZ, C. L. et al. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: NCE - UFRJ, 2015. p. 62-71. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4992. Acesso em: 22 ago. 2020.

SANTANA, B. L.; ARAÚJO, L. G. J.; BITTENCOURT, R. A. Computação e eu: uma proposta de educação em Computação para o sexto ano do Ensino Fundamental II. In: WORKSHOP

SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 27, 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2019. p. 21-30. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/6613. Acesso em: 05 mar. 2019.

SILVESTRE, B. S.; CEDRO, W. L. A atividade coletiva na formação inicial do professor de matemática: a elaboração do jogo como tarefa. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019, Medellín. Anais [...]. Medellín: Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia, 2019. Disponível em: https://conferencia.ciaem-redumate.org/index.php/xvciaem/xv/paper/view/84. Acesso em: 16 mar. 2020.

SOARES, M. J.; PORTO, A. P. T. Expectativas de Alunos do Ensino Médio de Rondonópolis-MT quanto ao uso de Tecnologias Digitais na sua Formação. ReTER, v.2, n.1, 2021.

SOUZA, D. S.; DIAS, J.; SANTOS, K. S. Não ligue o computador: a computação desplugada como estratégia metodológica para o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica - uma revisão sistemática da literatura. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/99526. Acesso em: 18 dez. 2019.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, [S. l.], v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006. Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

MACHADO, J. A. C.; CORDENONSI, A. Z. Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do Pensamento Computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do Ensino Fundamental. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 132–153, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15929. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15929. Acesso em: 4 out. 2022.