Banner Portal
Pedagogia de Paulo Freire e tecnologias digitais na educação
PDF

Palavras-chave

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Educação
Paulo Freire

Como Citar

VIEIRA, Márcia de Freitas. Pedagogia de Paulo Freire e tecnologias digitais na educação: uma construção possível . Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. e0240025–47, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15932. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15932. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, sempre fomentou o uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo as demandas da sociedade contemporânea e as potencialidades dos recursos tecnológicos. Este artigo busca refletir sobre como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada nos estudos realizados pela Comunidade Brasileira de Informática na Educação, a partir de uma revisão sistemática de literatura das produções científicas publicadas na revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento e no Portal de publicações da Comissão Especial de Informática na Educação. Grande parte dos estudos preocupa-se com questões de cunho humanista, com a profundidade e extensão das relações humanas como essenciais à construção de uma pedagogia autônoma e problematizadora, com o pensar crítico do educando-educador, e com o caráter autônomo e crítico do aprendiz, entre outras questões intensamente defendidas por Freire.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15932
PDF

Referências

ALENCAR, A. F.; MORAES NETO, J. Democratizando o Acesso à Vida e Obra de Paulo Freire: a experiência do Projeto Paulo Freire Memória e Presença. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÂO, 2012, Rio de Janeiro. Anais [...] p. 1-10. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/3456. Acesso em: 23 ago. 2021.

AUSUBEL, D. P. Significado y aprendizaje significativo. In: _____. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. Mexico: Editorial Trillas, 1976. p. 55-107.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BARDIN, L. L'analyse de contenu. Paris: Presses universitaires de France, 1977.

BERNARDI, M.; BEHAR, P. A. A introdução das TIC na formação de professores: um estudo no curso de Pedagogia. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BASILEIRO DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO – SBIE), 2004, Manaus. Anais[...] p. 525-533. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/354. Acesso em: 19 ago. 2021.

BORGES, M. F. V. Diálogos com o futuro e respostas ao presente: políticas públicas para utilização da informática no contexto escolar. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÂO, 28., WORKSHOP DE INFORMÀTICA NA ESCOLA (WIE), 14., 2008, Belém. Anais [...] p. 97-106, 2008. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/967. Acesso em: 23 ago. 2021.

CARVALHO, A. F. P.; ANACLETO, J. C.; ZEM-MASCARENHAS, S. H. As Tecnologias Computacionais para Auxiliar Professores a atingir Requisitos Pedagógicos através da Utilização de Conhecimento de Senso Comum. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÂO, 28., WORKSHOP DE INFORMÀTICA NA ESCOLA (WIE), 14., 2008, Belém. Anais [...] 2008. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/990. Acesso em: 20 ago. 2021.

CARVALHO, M. et al. Desenvolvimento de Software Para Alfabetização de Adultos Baseado em Princípios Freirianos. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BASILEIRO DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO – SBIE), 2008, Fortaleza. Anais [...] p. 219-228. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/704. Acesso em: 20 ago. 2021.

CASTELLS, M. A galáxia internet: reflexões sobre Internet Negócios e Sociedade Fundação Calouste Gulbenkian, 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

COLL, C. Psicología de la educación y prácticas educativas mediadas por las tecnologías de la información y la comunicación. Una mirada constructivista. Sinéctica, Revista Electrónica de Educación, México, n. 25, p. 1-24, 2004.

COSTA, A. B. et al. Uma Análise Qualitativa do Uso de Metodologias de Alfabetização como Requisitos para Construção de Jogos Digitais. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÂO, 28., WORKSHOP DE INFORMÀTICA NA ESCOLA (WIE), 14., 2018, Belém. Anais [...] p. 186-194. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7887. Acesso em: 20 ago. 2021.

D'AMBROSIO, I. S. S.; FERRETE, A. A. S. S. O Uso do Aplicativo PLickers: Tecnologia Móvel e Metodologia Ativa na Aula de Inglês. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 8., 2019 Brasília. Anais [...] p. 798. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9029. Acesso em: 19 ago. 2021.

DAVID, P. B.; CASTRO FILHO, J. A. Dialogicidade em práticas interativas da área de exatas. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BASILEIRO DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO – SBIE) 2009, Florianópolis. Anais [...] p. 1-10. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1193. Acesso em: 20 ago. 2021.

DEWEY, J. Experiência e educação: textos fundantes de educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

FARIA, P. M. Revisão Sistemática da Literatura: teoria e prática para o desenvolvimento profissional docente e inovação educativa com TIC. 1. ed. Santo Tirso: Whitebooks, 2015. ISBN: 978-989-8765-27-7

FREINET, C. Education through work: a model for child centered learning. New York: Edwin Mellen Press, 1993. 438 p.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Tradução de Claudia Schilling. Buenos Aires: Tierra Nueva, 1975. 149 p.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, R. S.; DAVID, P. B.; OLIVEIRA, F. K. Dialogicidade na Formação Online de Professores de Matemática. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BASILEIRO DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO – SBIE), 2012, Rio de janeiro Anais[...] p. 1057-1066. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1658. Acesso em: 20 ago. 2021.

FURTADO, E. et al. A importância do Projeto da Interação Humana Centrado na Comunidade para melhorar a Usabilidade e Sociabilidade em Fóruns de Discussão. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BASILEIRO DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO – SBIE), 2004, Manaus. Anais [...] p. 279-288.

GAGNÉ, R. M. The Conditions of Learning. 3. ed. França: Holt, Rinehart e Winston. 1974.

KITCHENHAM, B., CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele: Technical Report EBSE- 01, Keele University, 2007.

MARINHO, V. C. O cenário do uso das tecnologias na escola do século XXI. Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, 2013, Campinas.

MATTOS, F. L.; SILVA, M. M.; FURTADO, E. Formação Docente em Processos Colaborativos Online: em direção a novos Círculos de Cultura? In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 9., 2003, Fortaleza. Anais [...] p. 166-174. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/785. Acesso em: 20 ago. 2021.

MENDES FILHO, A. A autorregulação, a autonomia e a autoria discente e docente através do uso do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 81-95, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14515. Acesso em: 19 ago. 2021.

NÚÑEZ, E.; PENELAS, A.; CUESTA, P. O desenvolvimento da web 3.0 como inovação no ensino. Revista digital de investigacion em docencia, Caracciolos, v. 2, n. 1, 2014.

OLIVEIRA, B. R.; COELHO, J. I. F.; VIEIRA, M. F. Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 65-78, set./dez, 2017.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PIAGET, J. O possível e o necessário: evolução dos possíveis na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

PIVA JR, D.; FREITAS, R. L. Linguagem Dialógica Instrucional: A (re) construção da linguagem para cursos online. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÂO, 30., WORKSHOP DE INFORMÀTICA NA ESCOLA (WIE), 16., 2010, Belo Horizonte. Anais [...] p. 1216-1224. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2044. Acesso em: 23 ago. 2021.

RAMOS, E. M. F. Análise ergonômica do sistema hiperNet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia. In: Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, 1997, v. 1. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.1997.1.1.107

REINOSO, L. et al. Robótica experimental com uma arquitetura pedagógica para montagem de um sistema de irrigação inteligente. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BASILEIRO DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO – SBIE), 2017, Recife. Anais […] p. 695. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7598. Acesso em: 19 ago. 2021.

RESNICK, M. All I really need to know (about Creative Thinking) I learned (by Studying How Children Learn) in Kindergarten. ACM CREATIVITY & COGNITION CONFERENCE, 2007, Washington DC. Proceedings […] Washington DC: 2007. p. 1-6.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten. 2013. Disponível em: http://web.media.mit.edu/~mres/papers/CulturesCreativityEssay.pdf. Acesso em:14 mai. 2018.

ROMÃO, J. E. Pedagogias de Paulo Freire. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 2, p. 8-22, jul. / dez. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/viewFile/1540/1574. Acesso em: 15 set. 2021

SOUZA, M. F.; COSTA, C. S. Ensino, tecnologia e formação continuada docente: relato de experiência de minicurso desenvolvido no âmbito do programa de residência docente do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 7, n. 2, p. 108-121, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14874. Acesso em: 19 ago. 2021.

VIEIRA, M. F . 25 anos de informática na educação brasileira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO, 22., WORKSHOP DE INFORMÀTICA NA EDUCAÇÂO, 17., 2011, Aracaju. Anais [...] p. 1596-1599. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2016. Acesso em: 20 ago. 2021.

VIEIRA, M. F. Efetivação do uso de Tecnologias na Educação: desafios na formação de recursos humanos. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÂO, 34., 2015, Recife. Anais [...] p. 71-80. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/desafie/article/view/10042. Acesso em: 23 ago. 2021.

VIEIRA, M. F.; SECO, C. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, vol. 28, p. 1013-1031, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/RBIE.2020.28.0.1013.

ZIMMERMAN, B. J. Attaining Self-Regulation: a social cognitive perspective. In: M. BOEKAERTS, P. R. P. A. M. Z. Handbook of self-regulation. San Diego: Academic Press, 2000. p. 13-39.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.