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Mediação pedagógica no ensino à distância
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Palavras-chave

Ensino a Distância
Mediação
Fórum de discussão
Tutor

Como Citar

CREPALDI, Nilza Pereira; SANTOS, Annie Rose dos. Mediação pedagógica no ensino à distância: o papel do tutor em ambientes colaborativos de aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 104–131, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15806. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15806. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este relato de experiência tem como foco levantar informações sobre o papel do tutor na Educação a Distância (EaD) como promotor da afetividade, orientador e motivador no processo colaborativo de aprendizagem em fórum de discussão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de análise direta, com respaldo teórico nos Referenciais de Qualidade (BRASIL, 2007) e em outros documentos oficiais, bem como em estudos de autores que versam sobre tutoria e mediação online. Salienta-se que a expansão da EaD e a sua qualidade, no processo pedagógico, é possível mediante a inserção de novas tecnologias e também pelo bom desempenho dos tutores. 

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15806
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