Edição temática celebrando o centenário de nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.16151

Palavras-chave:

Paulo Freire, tecnologias digitais

Resumo

Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial Celebrando o Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o Patrono da Educação Brasileira. Nesta edição especial, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, divulga trabalhos de pesquisa e experiências práticas usando tecnologias digitais que foram inspiradas na filosofia e nas ideias de Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA ED - Educação.

Referências

ARONOWITZ, S. Paulo Freire’s Radical Democratic Humanism. Routledge, 1992 (1st ed.).

BLIKSTEIN, P. Educação personalizada não é educação emancipadora: a apropriação do discurso de Paulo Freire pela indústria da tecnologia educacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 8–24, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.16062. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16062. Acesso em: 20 dez. 2021.

CREPALDI, N. P.; SANTOS, A. R. dos . Mediação pedagógica no ensino à distância: o papel do tutor em ambientes colaborativos de aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 104–131, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15806. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15806. Acesso em: 20 dez. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 28ª. ed. 2003.

MACHADO, J. A. C.; CORDENONSI, A. Z. Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do Pensamento Computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do Ensino Fundamental. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 132–153, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15929. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15929. Acesso em: 20 dez. 2021.

RODRIGUEZ, M. E. Paulo Freire: el andariego de la utopía como luminiscencia de la crisis del Sur hoy. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 69–85, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15781. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15781. Acesso em: 20 dez. 2021.

SINDIQUE, C. O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 48–68, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15884. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15884. Acesso em: 20 dez. 2021.

VIEIRA, M. de F. Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível . Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 25–47, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15932. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15932. Acesso em: 20 dez. 2021.

WEBBER, C. G.; MUSSOI, M. A.; CATTUSSO, T. A. Experiência computacional na educação infantil: unindo a robótica, a programação e a destinação de resíduos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 86–103, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15933. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15933. Acesso em: 20 dez. 2021.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Edição temática celebrando o centenário de nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021). Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 1–7, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.16151. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16151. Acesso em: 14 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>