Banner Portal
O informal, o formal e o técnico na cultura da informática na educação
PDF

Palavras-chave

Ambiente virtual de aprendizagem
Práticas pedagógicas
Pensamento computacional
Scratch
Metodologias ativas
Formação de professores
Metodologias de avaliação

Como Citar

BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José Armando. O informal, o formal e o técnico na cultura da informática na educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 1–7, 2018. DOI: 10.20396/tsc.v5i1.14723. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14723. Acesso em: 14 nov. 2024.

Resumo

Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências”, inaugurada no último número da revista para acomodar naturalmente trabalhos que têm uma estrutura narrativa desse gênero, foi mantida também neste número. Neste volume, a revista inclui três artigos científicos, três relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco diferentes estados da federação (CE, DF, MG, SE, SP).

https://doi.org/10.20396/tsc.v5i1.14723
PDF

Referências

ANDRADE, C. da C.; FERRETE, A. A. S. S. A Produção do Conhecimento sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 40–59, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14725. Acesso em: 20 dez. 2018

BARBOSA, E. F.; FASSBINDER, A. G. de O. A contribution to the process of designing for learning in Massive Open Online Courses (MOOCs). Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 120–124, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14722. Acesso em: 20 dez. 2018.

HALL, E.T. The silent Language. NY: Anchor Books, 1959, 1981.

LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Repensando o conceito de docência com o uso de tecnologias digitais de forma autoral na disciplina tecnodocência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 60–79, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14727. Acesso em: 20 dez. 2018.

PESCE, L.; SILVA, M. I. O. da; VALERIO NETTO, A. Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 100–119, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14728. Acesso em: 20 dez. 2018.

SILVA, O. M. da. Projeto Kilombagem, uma vivência tecnológica de base social e comunitária. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 27–39, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14726. Acesso em: 20 dez. 2018.

STAMPER, R.K. Language and Computer in Organized Behaviour. In: Riet R. P.; Meers-Man, R.A. (Ed.) Linguistic Instruments in Knowledge Engineering. Amsterdam: Elsevier Science 1992. p.143-163.

VENANCIO, V. A formação insubordinada do professor fundamentada em sua leitura do software de programação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 80–99, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14724. Acesso em: 20 dez. 2018

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.