O informal, o formal e o técnico na cultura da informática na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v5i1.14723

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Práticas pedagógicas, Pensamento computacional, Scratch, Metodologias ativas, Formação de professores, Metodologias de avaliação

Resumo

Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências”, inaugurada no último número da revista para acomodar naturalmente trabalhos que têm uma estrutura narrativa desse gênero, foi mantida também neste número. Neste volume, a revista inclui três artigos científicos, três relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco diferentes estados da federação (CE, DF, MG, SE, SP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CAED - Educação.

 

Referências

ANDRADE, C. da C.; FERRETE, A. A. S. S. A Produção do Conhecimento sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 40–59, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14725. Acesso em: 20 dez. 2018

BARBOSA, E. F.; FASSBINDER, A. G. de O. A contribution to the process of designing for learning in Massive Open Online Courses (MOOCs). Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 120–124, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14722. Acesso em: 20 dez. 2018.

HALL, E.T. The silent Language. NY: Anchor Books, 1959, 1981.

LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Repensando o conceito de docência com o uso de tecnologias digitais de forma autoral na disciplina tecnodocência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 60–79, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14727. Acesso em: 20 dez. 2018.

PESCE, L.; SILVA, M. I. O. da; VALERIO NETTO, A. Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 100–119, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14728. Acesso em: 20 dez. 2018.

SILVA, O. M. da. Projeto Kilombagem, uma vivência tecnológica de base social e comunitária. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 27–39, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14726. Acesso em: 20 dez. 2018.

STAMPER, R.K. Language and Computer in Organized Behaviour. In: Riet R. P.; Meers-Man, R.A. (Ed.) Linguistic Instruments in Knowledge Engineering. Amsterdam: Elsevier Science 1992. p.143-163.

VENANCIO, V. A formação insubordinada do professor fundamentada em sua leitura do software de programação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 80–99, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14724. Acesso em: 20 dez. 2018

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. O informal, o formal e o técnico na cultura da informática na educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 1–7, 2018. DOI: 10.20396/tsc.v5i1.14723. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14723. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>