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Repensando o conceito de docência com o uso de tecnologias digitais de forma autoral na disciplina tecnodocência
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Palavras-chave

Autoral
Tecnodocência
Tecnologia digital

Como Citar

LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Repensando o conceito de docência com o uso de tecnologias digitais de forma autoral na disciplina tecnodocência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 60–79, 2018. DOI: 10.20396/tsc.v5i1.14727. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14727. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo é analisar como os licenciandos que cursaram a disciplina Tecnodocência em 2018.1 transformam o conceito de docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Caracteriza-se como Estudo de Caso. São utilizados três instrumentos na coleta de dados: dois questionários e um roteiro. A análise se baseia em duas categorias: Tecnologia Digital e Desenvolvimento Autoral. Na primeira, saíram de uma relação entre docência e tecnologia mecanizada para outra vinculada à reflexão sobre o uso das tecnologias na docência. Na segunda, pouco se transformou, os licenciandos continuaram com a compreensão da docência centrada na ação do professor. Percebeu-se que a proposta auxiliou na mobilização dos licenciandos para a reflexão sobre a integração entre docência e tecnologia digital.

https://doi.org/10.20396/tsc.v5i1.14727
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