Banner Portal
A formação insubordinada do professor fundamentada em sua leitura do software de programação
PDF

Palavras-chave

Formação de professor em TDIC
Software de programação
Antiessencialismo da tecnologia
Insubordinação criativa

Como Citar

VENANCIO, Valkiria. A formação insubordinada do professor fundamentada em sua leitura do software de programação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 80–99, 2018. DOI: 10.20396/tsc.v5i1.14724. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14724. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Diante da atual cultura digital sente-se necessidade de novas aprendizagens, práticas criativas e éticas, de formação insubordinada criativa do educador. A leitura do professor de software de programação e uso como instrumento para além do letramento digital é vista sob abordagem antiessencialista da tecnologia por meio da metáfora: máquina-texto, design-autor e usuário-leitor. O estudo de caso traz a técnica process tracing, pouco utilizada nas pesquisas brasileiras em educação. Parte-se de formação inicial em Scratch, busca-se as manifestações reais e hipotetiza-se o mecanismo causal que intermedia a formação-causa e uso em sala-resultado. Evidências previstas e avaliadas são especificadas nos casos. Por fim, apresenta-se um modelo generalizável de formação de professores em TDIC em prol da ampliação e contribuição à sua reflexão.

 

https://doi.org/10.20396/tsc.v5i1.14724
PDF

Referências

BEACH, D. What are we actually tracing? Process tracing and the benefits of conceptualizing causal mechanisms as systems. University of Aarhus, Denmark. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315905503. Acesso em: 01 abr. 2017.

BEACH, D.; PEDERSEN, R. B. Process-tracing methods: foundations and guidelines. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2013.

BEIRA, D.G.; NAKAMOTO, P.T. A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2016), 5., WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE2016), 22., 2016, Uberlândia. Anais... 2016. p. 825-834. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6626/4537. Acesso em: 12 dez. 2018.

CGI.br. TIC educação 2014: Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. Disponível em: http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Educacao_2014_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 01 jan. 2016.

CHEN, W; WELLMAN, B. The global digital divide – within and between countries. IT&SOCIETY. University of Toronto, v. 1, n. 7, 2004, p. 39-45. Disponível em: http://www.ITandSociety.org. Acesso em: 12 dez. 2018.

COLLIER, D. Process tracing: Introduction and exercises. To Accompany Rethinking Social Inquiry, 2nd ed., 2010. Disponível em: http://www.dmeforpeace.org/sites/default/files/Collier_Process%20Tracing.pdf.

LOPES, R. D.; FICHEMAN, I. K.; MARTINAZZO, A. A. G.; CORREA, A. G. D.; VENANCIO, V.; YIN, H. T.; BIAZON, L. C. O uso dos computadores e da internet em escolas públicas de capitais brasileiras. Estudos e Pesquisas Educacionais. n. 1. São Paulo, maio, 2010. Disponível em: http://www.fvc.org.br/pdf/artigo-computadores-internet.pdf. Acesso em: 12 dez. 2018.

MESQUITA, M. (Org.) Fronteiras Urbanas - Ensaios sobre a humanização do espaço. Anonymage: Viseu. ISBN :978-989-8753-04-5 Editor: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., 2014.

PAPERT, S. Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education. A proposal to the National Science Foundation. Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, Cambridge, Massachusetts. 1986.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, A. H.; ANGELUCI, A. C. B. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. MATRIZes. São Paulo, v. 8, n. 1, p. 159-178, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/viewFile/404/pdf. Acesso em: 01 mar. 2016.

RESNICK, M. Reviving Papert‟s Dream. Educational Technology. Volume 52, Number 4 .p. 41-46. July–August 2012. Disponível em: https://dam-prod.media.mit.edu/x/files/~mres/papers/educational-technology-2012.pdf. Acesso em: 03 ago. 2017.

RESNICK, M. Sowing the seeds for a more creative society. Anais Conferência Scratch Brasil 2017. Palestra realizada em 05 out/2017, Auditório Centro de difusão internacional CDI/USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=nbNm-Guzc2g&feature=youtu.be. Acesso em: 03 dez. 2017.

RODRIGUES, L.C.; QUEIROGA, A.P.G; OLIVEIRA, M.V.; MORE, A.T. Relato de experiência: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental no IFSP Votuporanga. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2016), 5., WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE 2016), 22., 2016, Uberlândia. Anais... 2016. p. 349-358. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6841/4719. Acesso em: 12 dez. 2018.

SHIMOHARA, C.; SOBREIRA, E.S.R.; ITO, O. Potencializando a programação de jogos digitais de matemática através do Scratch e da avaliação Game Flow. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2016), 5., WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE 2016), 22., 2016, Uberlândia. Anais... 2016. p. 436-455. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6850/4728. Acesso em: 12 dez. 2018.

SPIEZIA, V. Habilidades no uso das TIC e geração de emprego: novas evidências da pesquisa PIAAC da OCDE. In: Acesso em: 01 mar. 2016.

VALENTE, J. A. Por que o computador na educação? In: VALENTE, J. A. (Org). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: UNICAMP, 1993.

VENANCIO, V.; CORREA, A. G. D.; FICHEMAN, I. K.; LOPES, R. D. Integração dos Laptops Educacionais ao Cotidiano Escolar no UCA São Paulo: facilidades e dificuldades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, 1,. 2012, São Paulo. Anais... 2012. p. 1-10.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

VON WANGENHEIM, C.G.; NUNES, V.R.; SANTOS, G.D. Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 3, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.