A cultura do aprender e seus artefatos na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14629

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Práticas pedagógicas, Construcionismo, Metodologias ativas, Ensino teórico-prático, Educação especial

Resumo

Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui seis artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de quatro regiões do Brasil (CO, N, NE, S), Distrito Federal e quatro estados da federação (Pará, Bahia, Goiás e Paraná)

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA ED - Educação.

 

Referências

BRITO, J. G. da R.; GELLER, M. T. B. MoleculAR: simulador para o auxílio no ensino de Química Molecular para estudantes da 1º série do Ensino Médio usando realidade aumentada. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 70–89, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14633. Acesso em: 31 jul. 2019.

BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated Cognition and the Culture of Learning, Educational Researcher, v. 18, n. 1, p. 32-42, Jan/Feb 1989.

CREPALDI, N. P.; SANTOS, A. R. dos. Letramento digital: uma prática de leitura pelo Google Clasroom no Ensino Fundamental II. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 42–69, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14632. Acesso em: 31 jul. 2019.

FARIAS, A. C. de S.; GELLER, M. T. B. OLAPEDRINHO: um convite para a integração dos educadores de pessoas com deficiência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 90–107, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14634. Acesso em: 31 jul. 2019.

MENEZES, L.; ROSA DE QUEIROZ, V. A.; MATOS, E. Uma proposta de adequação do ambiente Moodle para atendimento a critérios de acessibilidade com foco no público idoso. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 108–129, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14635. Acesso em: 31 jul. 2019.

ROCHA, G. C. F. da S.; MARTINS, B. M.; COSTA, R. L. da. Vídeos experimentais: uma alernativa para o déficit de laboratórios para o ensino de química em escolas públicas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 25–41, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14631. Acesso em: 31 jul. 2019.

SPINDOLA, R. Aprendizagem com entretenimento através do Youtube: A comunicação científica no canal Nerdologia. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 07–24, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14630. Acesso em: 31 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. A cultura do aprender e seus artefatos na contemporaneidade. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 1–6, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14629. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14629. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>