Banner Portal
A cultura do aprender e seus artefatos na contemporaneidade
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 1, ano 2019
PDF

Palavras-chave

Ambiente virtual de aprendizagem
Práticas pedagógicas
Construcionismo
Metodologias ativas
Ensino teórico-prático
Educação especial

Como Citar

BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José Armando. A cultura do aprender e seus artefatos na contemporaneidade. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 1–6, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14629. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14629. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui seis artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de quatro regiões do Brasil (CO, N, NE, S), Distrito Federal e quatro estados da federação (Pará, Bahia, Goiás e Paraná)

 

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14629
PDF

Referências

BRITO, J. G. da R.; GELLER, M. T. B. MoleculAR: simulador para o auxílio no ensino de Química Molecular para estudantes da 1º série do Ensino Médio usando realidade aumentada. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 70–89, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14633. Acesso em: 31 jul. 2019.

BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated Cognition and the Culture of Learning, Educational Researcher, v. 18, n. 1, p. 32-42, Jan/Feb 1989.

CREPALDI, N. P.; SANTOS, A. R. dos. Letramento digital: uma prática de leitura pelo Google Clasroom no Ensino Fundamental II. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 42–69, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14632. Acesso em: 31 jul. 2019.

FARIAS, A. C. de S.; GELLER, M. T. B. OLAPEDRINHO: um convite para a integração dos educadores de pessoas com deficiência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 90–107, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14634. Acesso em: 31 jul. 2019.

MENEZES, L.; ROSA DE QUEIROZ, V. A.; MATOS, E. Uma proposta de adequação do ambiente Moodle para atendimento a critérios de acessibilidade com foco no público idoso. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 108–129, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14635. Acesso em: 31 jul. 2019.

ROCHA, G. C. F. da S.; MARTINS, B. M.; COSTA, R. L. da. Vídeos experimentais: uma alernativa para o déficit de laboratórios para o ensino de química em escolas públicas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 25–41, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14631. Acesso em: 31 jul. 2019.

SPINDOLA, R. Aprendizagem com entretenimento através do Youtube: A comunicação científica no canal Nerdologia. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 07–24, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14630. Acesso em: 31 jul. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Downloads

Não há dados estatísticos.