OLAPEDRINHO

um convite para a integração dos educadores de pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14634

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas, Educação especial, Tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

A inclusão social do aluno com deficiência, na perspectiva da educação especial, tem sido objetivo da busca por novos métodos e ferramentas, propiciando ao docente tornar mais simples e acessível a educação de qualidade. Os recursos da Informática na Educação apresentam-se como um dos principais contribuintes neste contexto. Este projeto tem como objetivo desenvolver um ambiente de integração online (site) onde serão apresentados vídeos, entrevistas, fotos, links para materiais de apoio, fórum para interatividade entre professores e familiares, dentre outros recursos. Para o desenvolvimento do site utilizou-se o Processo de desenvolvimento Web com o uso da Linguagem de Modelagem Unificada (PDW-UML). Pretende-se com este projeto mostrar ao professor a importância da tecnologia para a vida dos educandos com deficiência, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Amélia Caroline de Souza Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

 

Marla Teresinha Barbosa Geller, Centro Universitário Luterano de Santarém

Doutora em Ciências Ambientais do Programa de Pós Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste co Pará - UFOPA. Professora do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Luterano de Santarém - CEULS/ULBRA e do Curso de Especialização em Informática e as Novas Tecnologias Educacionais. Pesquisadora voluntária no Laboratório de Inteligência Computacional (UFOPA).

 

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Publicado

31-07-2019

Como Citar

FARIAS, A. C. de S.; GELLER, M. T. B. OLAPEDRINHO: um convite para a integração dos educadores de pessoas com deficiência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 90–107, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14634. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14634. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

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