MoleculAR

simulador para o auxílio no ensino de química molecular para estudantes da 1º série do ensino médio usando realidade aumentada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14633

Palavras-chave:

Química molecular, Tabela periódica, Realidade aumentada, Tecnologia

Resumo

O uso da tecnologia no ambiente escolar para representar conteúdos até então considerados muito teóricos e complexos, vem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. A Realidade Aumentada (RA) destaca-se dentre as tecnologias utilizadas para o entendimento de conceitos nos mais diversos contextos e tem sido evidenciada no ambiente escolar. Este projeto tem como objetivo desenvolver um simulador para visualização 3 D de elementos da Tabela Periódica, seguindo o modelo de Rutherford-Bohr. A metodologia utilizada contou com a orientação de um processo adaptado para software educacional e algumas ferramentas (Vuforia e Unity 3D) para o desenvolvimento das funcionalidades. Como resultado obteve-se um simulador que ao ler o QR code do elemento o apresenta em 3D, juntamente com suas características.

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Biografia do Autor

Jordan Gabriel da Rocha Brito, Centro Universitário Luterana de Santarém

Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterana de Santarém.

 

Marla Teresinha Barbosa Geller, Centro Universitário Luterano de Santarém

Doutora em Ciências Ambientais do Programa de Pós Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Professora do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Luterano de Santarém - CEULS/ULBRA e do Curso de Especialização em Informática e as Novas Tecnologias Educacionais. Pesquisadora voluntária no Laboratório de Inteligência Computacional (UFOPA).

 

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Publicado

31-07-2019

Como Citar

BRITO, J. G. da R.; GELLER, M. T. B. MoleculAR: simulador para o auxílio no ensino de química molecular para estudantes da 1º série do ensino médio usando realidade aumentada. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 70–89, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14633. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14633. Acesso em: 3 fev. 2023.

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