Uma proposta de adequação do ambiente Moodle para atendimento a critérios de acessibilidade com foco no público idoso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14635

Palavras-chave:

Idosos, Acessibilidade, Moodle, Diretrizes, Design de interação

Resumo

Idosos apresentam declínios de ordem sensorial, cognitiva e física devido ao processo de envelhecimento. Por isso, atenção especial deve ser dada a esse grupo de pessoas, inclusive quando se trata do uso de internet e tecnologias digitais. Dentre as tecnologias digitais para educação, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) precisam estar adequados às características e necessidades dos diferentes perfis de sujeitos, inclusive os idosos. Nesse sentido, este artigo relata os resultados de um estudo piloto, cujo objetivo foi desenvolver e avaliar uma proposta de redesign de interação de um curso no AVA Moodle, adequando-o às diretrizes e recomendações WCAG 2.0 da W3C, com a intenção de melhorar o seu uso por idosos. Os resultados indicam maior interação e estímulo dos idosos ao utilizar o AVA Moodle.

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Biografia do Autor

Luana Menezes, Universidade Estácio de Sá

Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduanda em Engenharia de Software pela Universidade Estácio de Sá.

 

Valeria Argôlo Rosa de Queiroz, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Jequié-BA.

 

Ecivaldo Matos, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia.

 

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Publicado

31-07-2019

Como Citar

MENEZES, L.; ROSA DE QUEIROZ, V. A.; MATOS, E. Uma proposta de adequação do ambiente Moodle para atendimento a critérios de acessibilidade com foco no público idoso. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 108–129, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14635. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14635. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos