Banner Portal
v. 1 n. 1 (2013): NIED 30 Anos
NIED 30 Anos

Em sua primeira edição, a revista tem um caráter especial, uma vez que surge no ano em que o NIED completa 30 anos de atuação intensa na área de Informática na Educação. Este lançamento, portanto, consolida as contribuições do NIED no âmbito da difusão de conhecimento sobre as relações entre a educação, a sociedade e a tecnologia, por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada às demandas da sociedade.

Agradecemos especialmente o trabalho dos bolsistas SAE/UNICAMP que trabalharam arduamente na organização do sistema e preparação do artigos: Eduardo Kimpara, Robson B. Sampaio e Tânia Leite.

Editorial

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
1-5
NIED 30 anos
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14436
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14436

Artigos

Silvia Branco Vidal Bustamante
6-33
Fundamentos, conceitos e importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP na consolidação das atividades do núcleo de educação a distância da Universidade Católica de Petrópolis
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14437
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14437
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
34-56
Narrativa sobre a própria formação e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14438
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14438
Gilda Helena Bernardino de Campos, Cilio Ziviani, Eunice de Castro e Silva, Gianna Oliveira Roque
57-79
Díade mediador-aluno: relações de cooperação
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14439
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14439
Luis Fernando Uria Garcia, Alexandre Direne
80-99
Metodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncrona
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14440
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14440
Lucia Maria Martins Giraffa
100-118
Jornada nas escolas: a nova geração de professores e alunos
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14441
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14441
Edith K. Ackermann
119-132
Growing up in the digital age: areas of change
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14442
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14442
Edith K. Ackermann
133-149
Programming for the natives: What is it? What’s in it for the kids?
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14443
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14443
Mark D. Gross, Christie Veitch
150-164
Beyond top down: designing with cubelets
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14444
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14444
Maria Cândida Moraes
165-187
Novos desafios éticos em um mundo complexo, plural e digital
https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14445
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14445