NIED 30 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14436

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Robótica educacional, Educação a distância, Currículo, Formação de professores, Mediação pedagógica, Metodologia para interação síncrona, Estratégias colaborativas para a aprendizagem

Resumo

Em sua primeira edição, a revista tem um caráter especial, uma vez que surge no ano em que o NIED completa 30 anos de atuação intensa na área de Informática na Educação. Este lançamento, portanto, consolida as contribuições do NIED no âmbito da difusão de conhecimento sobre as relações entre a educação, a sociedade e a tecnologia, por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada às demandas da sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA ED - Educação.

 

Referências

ACKERMANN, E. K. Growing up in the digital age: Areas of change. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 119–132, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14442. Acesso em: 27 nov. 2013.

ACKERMANN, E. K. Programming for the natives: What is it? What’s in it for the kids?. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 133–149, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14443. Acesso em: 27 nov. 2013.

BARANAUSKAS, M.C.C., Martins, M.C., Valente, J.A. Prefácio em Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Ed. Penso, 2013, p.15

BERNARDINO DE CAMPOS, G. H.; ZIVIANI, C.; E SILVA, E. de C.; ROQUE, G. O. Díade mediador-aluno: Relações de cooperação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 57–79, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14439. Acesso em: 27 nov. 2013.

BUSTAMANTE, S. B. V. Fundamentos, conceitos e importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP na consolidação das atividades do núcleo de educação a distância da Universidade Católica de Petrópolis. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 6–33, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14437. Acesso em: 27 nov. 2013.

DE ALMEIDA, M. E. B. Narrativa sobre a própria formação e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 34–56, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14438. Acesso em: 27 nov. 2013.

GARCIA, L. F. U.; DIRENE, A. Metodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncrona. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 80–99, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14440. Acesso em: 27 nov. 2013.

GIRAFFA, L. M. M. Jornada nas Escol@s: A nova geração de professores e alunos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 100–118, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14441. Acesso em: 27 nov. 2013.

GROSS, M. D.; VEITCH, C. Beyond top down: Designing with cubelets. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 150–164, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14444. Acesso em: 27 nov. 2013.

HALL, E.T. The Silent Language. NY: Anchor Books, 1959.

MORAES, M. C. Novos desafios éticos em um mundo complexo, plural e digital. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 165–187, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14445. Acesso em: 27 nov. 2013.

Downloads

Publicado

11-11-2013

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. NIED 30 anos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 1–5, 2013. DOI: 10.20396/tsc.v1i1.14436. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14436. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>