Banner Portal
Díade mediador-aluno
Capa - Revista número um de 2013
PDF

Palavras-chave

Mediação pedagógica
Educação a distância
Formação de professores
Alceste

Como Citar

CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de; ZIVIANI, Cilio; SILVA, Eunice de Castro e; ROQUE, Gianna Oliveira. Díade mediador-aluno: relações de cooperação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 57–79, 2013. DOI: 10.20396/tsc.v1i1.14439. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14439. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa que busca evidências da influência da ação da mediação pedagógica no desempenho acadêmico dos alunos na modalidade a distância. Para a sistematização das respostas foi realizada a análise de conteúdo por meio do método Alceste. Procurou-se explicar a evidência da relevância da mediação no desempenho profissional do aluno a partir do conceito de díade para a cooperação, com base em preceitos teóricos da psicologia social, fundamentados na filosofia da lógica hegeliana. A análise apresentada possui esses conceitos como fundamentação.

https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14439
PDF

Referências

BENZÉCRI, J. P. Correspondence analysis handbook. New York: Marcel Dekker, 1992.

CAMARGO, B. V. ALCESTE: Um Programa Informático de Análise Quantitativa de Dados Textuais. In: MOREIRA, A. S. P.; CAMARGO, V. B.; JESUINO, J. C.; NÓBREGA, S. M. (Orgs.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa, PB: Editora Universitária UFPB, 2005, p. 511-539. Disponível em: http://www.laccos.org.pdfCamargo2005_alc.pdf. Acesso em: 23 abr. 2013

DEUTSCH, M. The Resolution of Conflict. New Haven, CT: Yale University Press,1973

HEGEL, G. W. F. Science de La Logique-Premier Tome. Premier livre. L’Être. Paris: Aubier Montaigne. Edition de 1812. Traduction, présentation par P. J. Labarrière et Gwendoline Jarczyk

HOHL, K.; TSIROGIANNI, S.; GERBER, M. Introduction to Alceste. Workshop in Applied Analysis Software MY 591. The London School of Economics and Political Science. London: Methodology Institute,2012. Disponível em: http://personal.lse.ac.uk/schonhar/docs/links/ALCESTE_Handout_2.pdf. Acesso em: 07 nov. 2013

JOHNSON, B. Quantitative, Qualitative, and Mixed Approaches. Educational Research, University of South Alabama: SAGE. 2012

KALAMPALIKIS, N.; BAUER, M; APOSTOLIDIS, T. Science, technology and society: the social representations approach. In: International Review of Social Psychology, 26(3), 5-9, 2013.

LABBÉ, S.;MARCHAND, P. Principes et étapes d’une analyse des données textuelles: l’exemple de l’implication professionnelle. In: GAUZENTE, C.;PEYRAT-GUILLARD, D. (Eds.). Analyses Statistiques de Données Textuelles en Sciences de Gestion–Concepts, Methodes et Applications. Editions Management et Société, coll. «questions de société», p. 73-105. Paris: Édtions EMS, 2007

LIMA, L. Programa Alceste, Primeira Lição: A Perspectiva Pragmatista e o Método Estatístico. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 17, n. 33, p. 83-97, jan.-abr. 2008.

MARCHAND, P. Concepts, méthodes, outils. In: C. GAUZENTE, C.;PEYRAT-GUILLARD,D. (Eds.), Analyses Statistiques de Données Textuellesen Sciences de Gestion–Concepts, Methodes et Applications. Editions Management et Société, coll. «questions de société», p. 47-70. Paris: Édtions EMS, 2007.

REINERT, M. Analyse de contenu et traitement statistique de deux corpus verbaux.Présentation d'un programme de classification (Thèse de troisième cycle en statistique). Paris: Université Pierre et Marie Curie, Paris VI.1979.

REINERT, M. Une méthode de classification des énoncés d’un corpus présenté à l’aide d’une application. Les Cahiers de l’Analyse des Données, 15(1), 21-36,1990.

REINERT, M. La tresse du sens et la méthode "Alceste": application aux "Rêveries du promeneur solitaire". In: Journées Internationales d'Analyse Statistique des Données Textuelles (JADT). Lausanne, Suíça, 2000.

REINERT, M. (2001). Alceste, une méthode statistique et sémiotique d'analyse de discours. Application aux Rêveries du promeneur solitaire. Revue Française de Psychiatrie et de Psychologie Médicale, 49, p. 32-36, 2001. Disponível em: http://www.uottawa.ca/academic/arts/astrolabe/articles/art0049/Alceste.htm. Acesso em: 25abr. 2013.

REINERT, M. Contenu des discours et approche statistique. C. GAUZENTE, C.;PEYRAT-GUILLARD,D. (Eds.), Analyses Statistiques de Données Textuelles en Sciences de Gestion–Concepts, Methodes et Applications. Editions Management et Société, coll. «questions de société», p. 21-45. Paris: Édtions EMS, 2007.

ROQUE, G. Avaliação de aprendizagem em atividade desenvolvida a distância. In: CAMPOS, G. H.B.; ROQUE. G. O. B.; AMARAL, S. B.(Orgs.). As relações colaborativas: desafios da docência online. Curitiba, PR: CRV, p. 75-100, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.