Banner Portal
Jornada nas escolas
Capa - Revista número um de 2013
PDF

Palavras-chave

Alunos digitais
Formação docente
Tecnologias digitais

Como Citar

GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Jornada nas escolas: a nova geração de professores e alunos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 100–118, 2013. DOI: 10.20396/tsc.v1i1.14441. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14441. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da questão da formação docente e uso de TD integradas no espaço presencial e virtual buscando discutir aspectos do estereotipo relacionado aos alunos nativos digitais e professores imigrantes digitais. Nosso estudo considera aspectos relacionados aos mitos e desafios da formação docente e a organização da estrutura escolar no contexto da cibe cultura. Esta reflexão é resultante de várias investigações levadas a termo no âmbito do programa de pós-graduação em educação da FACED/PUCRS associado à linha de pesquisa sobre educação, tecnologia e formação de professores e sistematizadas na disciplina Cibe cultura e Formação Docente ministrada pela autora.

https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14441
PDF

Referências

BENNETT, S; MATTON, K. Intellectual Field or Faith-based Religion: Moving on from Idea of “Digital natives”. In: THOMAS, M.(Ed.) Deconstructing digital natives: young people, technology and the new literacies. New York: Routledge, 2011, p. 169-185.

BERRY, B.; BARNETT, J.; BETLACH, K.; C’DE BACA, S.; HIGHLEY, S.; HOLLAND, J. M.; KAMM, C. J.; MOORE, R.; RIGSBEE, C.; SACKS, A.; VICKERY, E.; VILSON, J.; WASSERMAN, L. (2011). Teaching 2030: what we must do for our students and our public schools, now and in the future. New York: Teachers College Press, 2011.

FULLAN, M. Change Forces: Probing the Depths of Educational Reform. London: Falmer Press, 1993.

FULLAN, M. Stratosphere: Integrating Technology, Pedagogy, and Change Knowledge. Toronto: Pearson Canadá, 2013.

GIRAFFA, L. M. M. Uma odisseia no ciberespaço: o software educacional dos tutoriais aos mundos virtuais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, p. 1-13, 2009.

GIRAFFA, L.M.M. Docentes analógicos e alunos da geração digital: desafios e possibilidades na escola do século XXI. In: GIRAFFA, L.M.M. et al. (Re) invenção pedagógica? Reflexões acerca do uso de tecnologias digitais na educação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012,p. 24-32.

GUIDOTTI, V. AULA VIRTUAL: implicações e desafios docentes considerando o cenário de educação apoiada por tecnologias digitais. PUCRS: FACED, 2013. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado.

JONES, C. Students, the net generation, and digital natives: accounting for educational change. In: THOMAS, M. Deconstructing digital natives: young people, technology and the new literacies. New York: Routledge, 2011, p. 30-48.

LITTO, F.; M.; FORMIGA, M. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.

MATTON, K.; BENNETT, S. The role of ICTs at the University of Sidney: a report on the experiences and expectations of students and teaching staff. Sidney: Office of the DVC (E), University of Sidney, 2011.

POOL, M. A. P.; GIRAFFA, L. M. M. Teachers and students in virtual classes: making out the challenges to educate in 21st century schools. Anais INTED 2013, 2013, Valencia, Espanha. INTED 2013-International Technology, Education and Development Conference,2013.v. 1. p. 67-72.

PORTAL BRASIL. Censo Escolar de 2010 aponta aumento de matrículas no ensino médio. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2011/02/educacao. Acesso em: 12 out. 2013.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. United Kingdom: MCB University Press, 2001, v. 9, 5p.

PRENSKY, M. Teaching Digital Natives: partnering for real learning. California: Corwin, 2010.

PRENSKY, M. From Digital Natives to Digital Wisdom: hopeful essays for 21st century learning. California: Corwin, 2012. (a)

PRENSKY, M. Brain Gain: Technology and the quest for digital wisdom. New York: Palgrave Macmillan, 2012. (b)

ROSEN, L. Rewired: understanding the igeneration and the way they learn. New York: Martin Press, 2010.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

THOMAS, D; BROWN, J.S. A new culture of learning: cultivating the imagination for a world of constant change. Lexington: CreateSpace, 2011.

ZABALZA, M. La Autoestima De Los Educadores. Anais Congreso Europeo: Aprender a ser, aprender a vivir juntos. Santiago de Compostela, Diciembre 2001. Disponível em: http://www.oei.es/inicial/articulos/autoestima_educadores.pdf>.Acesso em: 13 nov. 2013.

WIM V.; VRAKKING, B. Homo Zappiens –Educando na Era Digital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.