Letramentos e mediação da tecnologia digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i1.15821

Palavras-chave:

UCA, Robótica, Alfabetização, narrativas tradicionais , Construção da escrita , Educação ambiental

Resumo

Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações.  Neste volume, a revista inclui 05 trabalhos assim distribuídos: três artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de cinco diferentes estados da federação (PR, RN, RO, RS, SP). Os trabalhos envolvem questões da informática na educação nos três níveis (Fundamental I,  Fundamental II e Ensino Médio) e nos espaços educativos formais e não formais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA ED - Educação.

 

Referências

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 68.

LIRA, T. G. da S.; CORDEIRO, A. M.; COSTA, V. F. D.; FERREIRA, P. N.; NUNES, V. N.; CARLOS, A. S.; RODRIGUEZ, C. L. O professor alfabetizador no processo de análise e aprimoramento da ferramenta Robótica TAAP. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 55–73, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15350. Acesso em: 31 jul. 2021.

MARTINES, E.; SOUSA, A. G. de; SOUZA, L. S. de . O projeto UCA em Rondônia e o desenvolvimento profissional de professores. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 9–29, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15087. Acesso em: 31 jul. 2021.

REAL, L. M. C.; STEPANSKI, L. M. P. BLOG: um espaço de construção da escrita na Educação Básica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 95–116, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15349. Acesso em: 31 jul. 2021.

SILVA, W. R. P. da. Projeto de letramento: ressignificando narrativas tradicionais por meio do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 74–94, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15351. Acesso em: 31 jul. 2021.

ZAGO, M. R. R. da S. .; VAZ , A. C. . N. .; CRUZ, M. A. L. da; PEREIRA, W. L.; KRELLING, L. M. Ações da educação ambiental: reflexões e práticas na escola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 30–54, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15336. Acesso em: 31 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Letramentos e mediação da tecnologia digital. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 1–8, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i1.15821. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15821. Acesso em: 18 maio. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>