Banner Portal
O projeto UCA em Rondônia e o desenvolvimento profissional de professores
PDF

Palavras-chave

UCA.
Pesquisa-ação
Formação de professores
Desenvolvimento profissional de professores

Como Citar

MARTINES, Elizabeth; SOUSA, Aparecida Gasquez de; SOUZA, Leonir Santos de. O projeto UCA em Rondônia e o desenvolvimento profissional de professores. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 9–29, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i1.15087. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15087. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

Este ensaio se insere no campo da formação de professores com/para o uso de tecnologias digitais e tem como objetivo analisar o processo de investigação-formação desenvolvido com professores e gestores (Projeto UCA- Fase II) em escolas públicas do estado de Rondônia. O problema se refere ao desafio da implantação de inovações educacionais em larga escala, a qual demanda ampla formação de profissionais em pouco tempo. Utilizou-se o método de estudo sobre um caso de inovação tecnológica aplicada à educação no qual se aliou uma pesquisa-ação com a Formação Brasil. A pesquisa evidencia a relevância da pesquisa-ação colaborativa envolvendo diferentes instituições, a qual contribui para o desenvolvimento profissional dos professores, aperfeiçoamento do currículo e das instituições envolvidas no processo.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i1.15087
PDF

Referências

ANDRÉ, M. E. D.A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 2000.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Ed., 2005.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livros Ed., 2007.

BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.

BORCHE, M. I. A. F. S. Explorando o universo com laptop educacional UCA: o uso das TIC’s no ensino de astronomia. Poster apresentado no II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Rio Grande/RS - 15 a 17 out 2012. Anais...

BORCHE, M. I. A. F. S. Explorando o universo com o laptop educacional: o uso das TIC no ensino de astronomia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.

BRASIL, D. B. A utilização do laptop educacional como instrumento de ensino de ciências em Rondônia. 2013. 140f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.

BRASIL, D. B.; MARTINES, E. A. L. M.; NUNES, N. M. B.; MATOS, L. A. L. A intensificação do trabalho docente no processo de formação para a utilização de novas tecnologias na educação. In: SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA, II, 2012, Porto Velho. Anais...

CAMPOS, A. M. Relatório. Cacaulândia / RO, 2012.

IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

LIMA FILHO, C. B.; CASTRO FILHO, J. A. de; CAMPOS, A. S. O Ensino de Ciências em Escolas UCA: Uma Análise das Estratégias de Mediação Didática. In: WIE, XVIII, 2012, Rio de Janeiro. Anais...

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO, C. Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona: EUB, 1999.

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan/abr 2009.

MARTINES, E. A. L. M.; BORCHE, M. I. A. F. S.; BRASIL, D. B. Integração de tecnologias no ensino de ciências em Rondônia. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2012, Rio Grande. Anais... V. 2, parte 2, p. 764-775,.Disponível em: http://www.sintec.furg.br/sintec2/index.php?option=com_content&view=article&id=90:e-book-do-ii-sintec. Acesso em: 10 mai. 2013.

MARTINES, E. A. L. M.; BRASIL, D. B.; BORCHE, M. I. A. F. S. O uso de tecnologia móvel no ensino de ciências: pesquisa colaborativa em escola-piloto do Projeto UCA em Rondônia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS – LASERA, 2013, Manaus. Anais... V. 1, p. 1-10.

MARTINES, E. A. L. M.; BRASIL, D. B.; BORCHE, M. I. A. F. S. O uso de tecnologia móvel no ensino de ciências: pesquisa colaborativa em escola-piloto do Projeto UCA em Rondônia. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: http://www.lajse.org/may14/LAJSE_Vol_1_Mayo_2014.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.

MARTINES, E. A. L. M.; CAMPOS, A. M.; BRASIL, D. B.; SOUZA, L. S. A mediação na formação de professores em uma escola-piloto do Projeto UCA em Rondônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, II, 2014. Anais... V. 2, p. 602-611. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/2723. Acesso em: 10 maio 2015.

MARTINES, E. A. L. M.; VALENTE, J. A.; VIEIRA, M. P; SOUZA, L. S. A formação para uso do computador na implantação do Projeto UCA em Rondônia. WEB CURRÍCULO, 2012, Campinas. Anais...

OLIVEIRA, A. D. Projeto Um Computador por aluno (Projeto UCA): Mudanças e desafios no cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Irineu Antônio Dresch do município de Ji-Paraná/RO. In: SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA EDIÇÃO, III, Mal-estar contemporâneo: desafios atuais à Educação, à Saúde e ao Trabalho, 2013, Porto Velho. Anais... p. 1-15.

OLIVEIRA, A. D.; SILVA, M. C.; MARTINES, E. A. L. M. Iniciação científica no ensino de Geografia com uso de tecnologia móvel em escola-piloto do Projeto UCA em Rondônia. Latin American Journal of Science Education, V. 1, p. 12019 -1 a 16, 2014. Disponível em: http://www.lajse.org/may14/LAJSE_Vol_1_Mayo_2014.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.

PEREIRA, J. E. D; ZEICHNER, K. M. (Orgs.) A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ROCKWELL, E. Etnografia e teoria na pesquisa educacional. In: EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. SP: Cortez, 1986.

SACHS, J. F. M. A.; SIMÃO, A. M. V. (Org.). Aprender para melhorar ou melhorar a aprendizagem: O dilema do desenvolvimento profissional contínuo dos professores. In: Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: Contextos e perspectivas. Portugal: Edições Pedagogo, 2009.

SACRISTÁN, J.; GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed., 1998.

SATO, L.; SOUZA, M. P. R. Contribuindo para desvelar a complexidade do cotidiano através da Pesquisa Etnográfica em Psicologia. Psicologia USP, vol. 12, no. 2. p. 29-47, 2001.

SILVA, J. F. Um olhar da psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais. 2014. 138f. Dissertação. (Mestrado de Psicologia MAPSI) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014. Disponível: https://drive.google.com/file/d/0B0OsczEEX1beazNGeVgwS3dCWFk/view. Acesso: em: 25 abr. 2018.

SILVA, S. C.; CAMPOS, R. M.; GERVASIO, R. Planejamento participativo para integração de tecnologias ao currículo escolar. In: SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, VI, COLÓQUIO INTERNACIONAL “As Amazônias e as Áfricas na Pan-Amazônia, V, 2012. Rio Branco. Anais... V. 6, P. 1-10

STENHOUSE, J. Investigación y desarrolo del curriculum. 3. ed. Madrid/España: Morata, 1991.

SUÁREZ, D. H. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: indagacción, formación-acción entre docentes. In: PASSEGI, M. da C. e SILVA, V. B. da. Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 181-204.

VALENTE, J. A.; MARTINES, E. A. L. M.; CERQUEIRA, V. M. Pesquisa e avaliação de narrativas. Workshop Metodologias de pesquisa: narrativas digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA ESUD, 11., 2014, Florianópolis. Anais...

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.