Resumo
A construção do processo da escrita tem sido um desafio desde a Educação Infantil até a Universidade. Em sala de aula, a cópia ainda é uma das metodologias mais utilizadas pelos docentes; os discentes “copiam do quadro”. O presente estudo foi realizado junto ao laboratório de informática com alunos de uma Escola Pública no sul do Brasil. Participaram da pesquisa 10 turmas das seguintes etapas da educação básica: ensino fundamental, ensino médio e alunos pertencentes à classe de aceleração. Neste artigo foram enfocados o estudo com uma turma do quarto ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso cujo objetivo foi a análise da construção da escrita dos alunos e a leitura no Blog da turma. As produções escritas analisadas foram uma carta; um livro; a escrita coletiva sobre tecnologias; reflexões sobre um filme e interpretações de leituras de um livro. Foram levantadas categorias para compreender a construção da escrita dos alunos. Também foram analisadas entrevistas executadas no final do projeto, que indicaram a preferência dos educandos ao escrever no computador, porque: “na sala de aula tem que olhar para o quadro e copiar”; “na informática tem que pensar”; “pode pesquisar para melhorar” entre outras verbalizações. Assim, a análise dos dados apontou para a escrita online, como uma possibilidade de desempenhar um percurso de escrita autônoma, com recursos que podem auxiliar o educando a desenvolver com mais propriedade sua criatividade e protagonismo dentro do processo de ensino-aprendizagem; valorizando sua escrita através da leitura compartilhada.
Referências
AZENHA, M. G. Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. 5a ed. São Paulo: Ática, 1997.
BERMÚDEZ, A. Novo analfabetismo': por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas. BBC NEWS-BRASIL: 2017 Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41520784. Acesso em: 29 jun. 2019.
Blog Turma 40. 2018. Disponível em: https://conegopaul.blogspot.com Acesso em: 29 set.2019.
CORBELLINI, S.; REAL, L.C. Proposta Cooperativa em Curso de Graduação a Distância Construída em Wikis.In:VI CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Y TECNOLOGIAS DE LA EDUCACION- LACLO. Montevidéu: Editora de La Universidad de La República Uruguay, v.1. 2011.
CORBELLINI, S; REAL, L. C. Educação Semipresencial: “Espaços e Tempos Complementares?”.Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), Rio de Janeiro,nov. 2012. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1716. Acesso em: 11 mar. 2021.
FAGUNDES, Da Cruz, L; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. 2000. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=40249. Acesso em: 28 set. 2019.
FERNANDES, C; REAL, L. C. Alfabetização e Jogos on-line. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias |Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância CIET:EnPED-2018. São Carlos, maio 2018. Disponível em http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/543. Acesso em: 29 jun. 2019.
FERREIRO, E. Los processos constructivos de apropiación de la escritura. In Nuevas perspectivas sobre los procesos de lectura y escritura, México, Siglo Veintiuno.1982.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1998.
GUTIERRES, S. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Orientadora Carmen Lúcia Bezerra Machado 2004 233f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
MAGALHÃES, M. R. Experiências de letramento acadêmico através das TDIC na disciplina de prática de Leitura e produção de textos. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias |Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/736 Acesso em: 29 jun.2019.
MALLMANN, Elena Maria et al. Linguagem como prática social: o blog como espaço de interação e colaboração. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 1, p. 348-370, jun. 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5837 Acesso em: 11 mar. 2021.
PORTES, S.A; ALMEIDA, L. R de; TEZANI, T. C. R. Jornal Digital Como Possiblidades e Contribuições da Produção Textual com Estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias |Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/522. Acesso em: 11 mar. 2021.
SANTOS, M; REAL, L. M. C.. HQS DIGITAIS. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias |Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/643 Acesso em: 11 mar. 2021.
SILVA J, C. O blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem de conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, Mato Grosso, 7, jun. 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2229https%3A. Acesso em: 11 mar. 2021.
SILVA, L. D. Letramento digital e aprendizagens significativas na educação básica In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias |Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/472. Acesso em: 11 mar.
SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. In: Revista Educação & Sociedade. Campinas , v. 23,n. 81,p. 143-160, dez.2002 .Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 mar. 2021.
TEIXEIRA, M. A. (n/d) Livros em Ação 3. ed. Editora Alcance.
UNESCO (UIS). Compendio 2018 de datos sobre el ODS 4 Estatísticas para fomentar el aprendizagem, 2018. Disponível em: http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/sdg4-digest-data-nurture-learning-exec-summary-2018-sp.pdf Acesso em: 29 jun. 2019.
YIN. R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Editora: Porto Alegre, 2015.
ZOOTOPIA; (Original Motion Picture Soundtrack); Direção: Byron Howard. Co-direção: Jared Bush. Produção: Clark Spencer. Roteiro: Jared Bush. Phil Johnston. John Lasseter. Estados Unidos: Warner Bros, 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento