Banner Portal
Projeto de letramento
PDF

Palavras-chave

Letramento
Scratch
Narrativas tradicionais

Como Citar

SILVA, Wesley Rodrigo Pedroza da. Projeto de letramento: ressignificando narrativas tradicionais por meio do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 74–94, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i1.15351. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15351. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo descreve um relato de experiência de uso do Scratch inserido em um projeto de letramento. Este foi executado no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, em São Gonçalo do Amarante/RN, em uma turma do 1º ano do ensino médio e intencionou instigar e promover nos participantes uma reflexão a respeito da relação identidade x comunidade local a partir de pesquisas e leituras de narrativas tradicionais. Para isso, adotou-se uma metodologia que privilegiasse a autonomia e a criatividade dos alunos, os quais puderam reinventar e ressignificar suas histórias se utilizando do Scratch. Como resultado, observou-se que as produções trouxeram por meio das releituras uma ótica positiva sobre narrativas antes desconhecidas ou renegadas.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i1.15351
PDF

Referências

BAGNO, M.; GAGNÉ, G.; STUBBS, M. Língua Materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BAKTHIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/microdados/microdados_saeb_2019.zip. Acesso em: 1 out. 2020.

CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade, Educação e Cultura: questões e propostas. 2. ed. Petrópolis. RJ. Vozes. 2002.

CASCUDO, L. da C. Literatura oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

KAFAI, Y. B.; RESNICK, M. (Ed.). Constructionism in Practice: Designing, Thinking, and Learning in A Digital World. 1. ed. Londres: Routledge, 1996.

KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Orgs.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. p. 223-243.

KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995, p. 7-11.

KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Significados e Ressignificações do Letramento. 1. ed. Campinas: Mercado da Letras, 2016.

MARINHO, F. C. V.; STRUCHINER, M. Estudantes do ensino básico como desenvolvedores de jogos digitais. Revista de Educação Matemática e Tecnológica, Iberoamericana, v. 4, n. 3, p. 1-25, 2013.

OLIVEIRA, M. do S. Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010.

OLIVEIRA, M. S.; SANTOS, I. B. A.; TINOCO, G. M. A. M. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

OLIVEIRA, M. S.; SOUZA, A. G. Os projetos de letramento como instrumentos de ressignificação do tempo, do espaço e dos materiais escolares. Revista do Gelne, Natal, v.19.n especial, 2017.

OLIVEIRA, S. M.; LIMA, A. S. de. O mito na formação da identidade. Revista Dialógica, Manaus, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2006.

RESNICK, M. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. 1. ed. São Paulo: Penso, 2020.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PAPERT, S. Construcionismo. [S. l.: s. n], 2017. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Luemy Ávila. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5V8LFKhjitI. Acesso em: 23 ago. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.