Resumo
Este artigo apresenta os resultados do estudo que buscou analisar e aprimorar a proposta de apoio à alfabetização de um tapete robótico pensado a partir da metodologia proposta por Emília Ferreiro, adaptando-o à realidade de ensino. Foram levantados requisitos técnico-pedagógicos, combinando aspectos da Engenharia de Software com teorias de aprendizagem, junto a sete professoras alfabetizadoras por meio de uma oficina e pesquisa de opinião. Constataram-se alguns fatores de melhoria necessários tanto para o software quanto para o hardware da ferramenta, e estes foram corrigidos através do desenvolvimento de um novo software e do aperfeiçoamento do hardware, resultando em uma ferramenta mais didática e resistente.
Referências
ALMEIDA, A. et al. Indicadores para avaliação de software educacional com base no guia gdsm (goal driven software measurement). In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE). Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2018. p. 21-30. Disponível em:
https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7950. Acesso em: 05 jun. 2021
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2010.
BENITTI, F. B. V.; SEARA, E. F. R.; SCHLINDWEIN, L. M. Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: proposta e experimentação. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13849/8025. Acesso em: 05 jun. 2021
BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2006.
BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B.; MENEZ, M. R. C. S.; WUNSCH, L. P. Aplicativos móveis para a alfabetização e letramento no contexto do ensino fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 01, p. 37-56, 2018. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9812. Disponível em: https://www.academia.edu/download/60231185/9812-29205-1-PB120190807-38883-ef7ewj.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021
BRAGA, J. Cr. Objetos de aprendizagem, volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, 2015.
CHEN, P.. Modelagem de dados: a abordagem entidade-relacionamento para projeto lógico. Makron Books do Brasil, 1990.
FERREIRA, P. et al. O Uso da Robótica como Apoio à Alfabetização e à Introdução do
Pensamento Computacional para Crianças. In: WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2019), 8., 2019, Brasília. Anais... Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). p.238-247, 21 nov. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.238. Acesso em: 13 jun. 2021.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A.; LICHTENSTEIN, D. M. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
GROSSE-PUPPENDAHL, T. et al. Finding common ground: A survey of capacitive sensing in human-computer interaction. In: CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2017. Proceedings… p. 3293-3315. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3025453.3025808. Acesso em: 13 jun. 2021
JÚNIOR, O. B.; AGUIAR, Y.; TAVARES, T. Abordagens para Avaliação de Softwares Educativos e sua Coerência com os Modelos de Qualidade de Software.BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE); CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 5., 2016, Uberlândia. Anais... p. 270. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6707. Acesso em 13 jun. 2021
LIAO, R. Ground shifting in capacitive sensing applications. Application Report SNOA952, Texas Instruments. 2016. Disponível em: https://www.ti.com/lit/pdf/snoa952. Acesso em: 13 jun. 2021
LIMA, J. S. de et al. Quali-EDU: Um processo de avaliação da qualidade de software educacional. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE). Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2015. p. 229-238. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5158. Acesso em: 05 jun. 2021
PAIVA SANCHIS, I. de; MAHFOUD, M.. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 1, p. 18-33, 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120. Acesso em: 13 jun. 2021
ROSSETTO, A. D. F. Sondagem digital da escrita de crianças em fase de alfabetização: uma abordagem tecnológica a partir da psicogênese da língua escrita. 2017. 71f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3079. Acesso em: 13 jun. 2021.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento