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O professor alfabetizador no processo de análise e aprimoramento da ferramenta Robótica TAAP
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Palavras-chave

Robótica
Alfabetização
Educação
Arduino
Avaliação de software

Como Citar

LIRA, Tamiris Gabriele da Silva; CORDEIRO, Aline Mendonça; COSTA, Vanessa Ferraz Duarte; FERREIRA, Poliana Nascimento; NUNES, Victoria Nedina; CARLOS, Alessandra Sueli; RODRIGUEZ, Carla Lopes. O professor alfabetizador no processo de análise e aprimoramento da ferramenta Robótica TAAP. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 55–73, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i1.15350. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15350. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo que buscou analisar e aprimorar a proposta de apoio à alfabetização de um tapete robótico pensado a partir da metodologia proposta por Emília Ferreiro, adaptando-o à realidade de ensino. Foram levantados requisitos técnico-pedagógicos, combinando aspectos da Engenharia de Software com teorias de aprendizagem, junto a sete professoras alfabetizadoras por meio de uma oficina e pesquisa de opinião. Constataram-se alguns fatores de melhoria necessários tanto para o software quanto para o hardware da ferramenta, e estes foram corrigidos através do desenvolvimento de um novo software e do aperfeiçoamento do hardware, resultando em uma ferramenta mais didática e resistente.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i1.15350
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