Tecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14446

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Pessoas-com-deficiência, Ambientes virtuais imersivos, Ambientes virtuais de aprendizagem, Moodle, OpenSim, Scratch, Matriz de decisão, Extensão de conteúdo educacional, Ambientes educacionais ubíquos, Aprendizagem colaborativa

Resumo

Esta edição efetivamente inaugura o fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de trabalhos, uma vez que a publicação anterior da revista contou apenas com artigos científicos escritos por autores de prestígio nas comunidades brasileira e internacional, convidados para aquele número inaugural. Em seu volume 2, número 1, de 2014, a revista reúne, entre suas contribuições, versões estendidas de artigos do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) das edições de 2013 e 2014, submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BRANT-RIBEIRO, T.; MENDONÇA, I. E. S.; ARAÚJO, R. D.; MENDES, M. M.; DORÇA, F. A.; CATTELAN, R. G. Um Modelo Social e Colaborativo para Extensão de Conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 105–130, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14452. Acesso em: 16 nov. 2015

CAPELÃO, L.; PRATES, R.; MACIEL, H.; FREITAS, L. Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG Virtual sob a ótica da Engenharia Semiótica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 43–62, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14449. Acesso em: 16 nov. 2015.

FORNACIALI, M. S.; DE ALMEIDA, L.; DE ALMEIDA, L. R. G. A infoinclusão da pessoa com deficiência proporcionando acesso igualitário ao mercado de trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 7–23, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14447. Acesso em: 16 nov. 2015

MARCELINO DOS SANTOS SILVA, A.; MORAES, D. A. S. de S.; BATISTA, S. C. F. Meio Ambiente e Sustentabilidade: ações pedagógicas no Ensino Fundamental com uso do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 63–84, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14450. Acesso em: 16 nov. 2015

RODRIGUES, H. Z.; TAROUCO, L. M. R.; KLERING, L. R.; GARCÍA-VALCÁRCEL, A.; GUERRA, E. P. M. Taxonomia e Matriz de Decisão das Tecnologias Digitais na educação: proposta de apoio à incorporação da tecnologia em sala de aula. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 85–104, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14451. Acesso em: 16 nov. 2015

VOSS, G. B.; NUNES, F. B.; HERPICH, F.; MEDINA, R. D. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 24–42, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14448. Acesso em: 16 nov. 2015.

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Tecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 1–6, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14446. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14446. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>