Banner Portal
Tecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo
PDF

Palavras-chave

Práticas pedagógicas
Pessoas-com-deficiência
Ambientes virtuais imersivos
Ambientes virtuais de aprendizagem
Moodle
OpenSim
Scratch
Matriz de decisão
Extensão de conteúdo educacional
Ambientes educacionais ubíquos
Aprendizagem colaborativa

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Tecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 1–6, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14446. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14446. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

Esta edição efetivamente inaugura o fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de trabalhos, uma vez que a publicação anterior da revista contou apenas com artigos científicos escritos por autores de prestígio nas comunidades brasileira e internacional, convidados para aquele número inaugural. Em seu volume 2, número 1, de 2014, a revista reúne, entre suas contribuições, versões estendidas de artigos do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) das edições de 2013 e 2014, submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista.   

 

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14446
PDF

Referências

BRANT-RIBEIRO, T.; MENDONÇA, I. E. S.; ARAÚJO, R. D.; MENDES, M. M.; DORÇA, F. A.; CATTELAN, R. G. Um Modelo Social e Colaborativo para Extensão de Conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 105–130, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14452. Acesso em: 16 nov. 2015

CAPELÃO, L.; PRATES, R.; MACIEL, H.; FREITAS, L. Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG Virtual sob a ótica da Engenharia Semiótica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 43–62, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14449. Acesso em: 16 nov. 2015.

FORNACIALI, M. S.; DE ALMEIDA, L.; DE ALMEIDA, L. R. G. A infoinclusão da pessoa com deficiência proporcionando acesso igualitário ao mercado de trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 7–23, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14447. Acesso em: 16 nov. 2015

MARCELINO DOS SANTOS SILVA, A.; MORAES, D. A. S. de S.; BATISTA, S. C. F. Meio Ambiente e Sustentabilidade: ações pedagógicas no Ensino Fundamental com uso do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 63–84, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14450. Acesso em: 16 nov. 2015

RODRIGUES, H. Z.; TAROUCO, L. M. R.; KLERING, L. R.; GARCÍA-VALCÁRCEL, A.; GUERRA, E. P. M. Taxonomia e Matriz de Decisão das Tecnologias Digitais na educação: proposta de apoio à incorporação da tecnologia em sala de aula. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 85–104, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14451. Acesso em: 16 nov. 2015

VOSS, G. B.; NUNES, F. B.; HERPICH, F.; MEDINA, R. D. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 24–42, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14448. Acesso em: 16 nov. 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.