Ambientes virtuais de aprendizagem e ambientes imersivos

um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14448

Palavras-chave:

Moodle, OpenSim, Ambientes virtuais imersivos, Ambientes virtuais de aprendizagem, Computação móvel

Resumo

A utilização da tecnologia na educação acarretou em importantes mudanças nos métodos e técnicas aplicadas, assim como na utilização de tecnologias de computação móvel em ambientes virtuais de aprendizagem e mundos virtuais. Este artigo é uma versão estendida de Voss et al. (2013) e apresenta um estudo acerca das soluções existentes para o acesso via dispositivos móveis ao AVA Moodle em conjunto com o mundo virtual OpenSim, com o acréscimo de novas e atualizadas ferramentas. Os resultados mostraram-se satisfatórios, com o uso do tema Bootstrap para o Moodle e o viewer Lumiya para o OpenSim, no entanto algumas limitações técnicas precisam ser superadas para o uso em grande escala.

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Biografia do Autor

Gleizer Bierhalz Voss, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFRGS. Professor do Instituto Federal Farroupilha.

 

Felipe Becker Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Antonio Meneghetti Faculdade. Integrante como pesquisador do Grupo de Redes de Computadores e Computação Aplicada (GRECA) e do Grupo de Trajetórias de Aprendizagem em Hiperdocumentos Ubíquo (TRAPHU).

 

Fabrício Herpich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Informática na Educação no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roseclea Duarte Medina, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2014-11-25

Como Citar

VOSS, G. B.; NUNES, F. B.; HERPICH, F.; MEDINA, R. D. Ambientes virtuais de aprendizagem e ambientes imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 24–42, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14448. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14448. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos