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Meio ambiente e sustentabilidade
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Palavras-chave

Scratch
Objetos de aprendizagem
Meio ambiente
Sustentabilidade
Aprendizagem

Como Citar

SILVA, Aline Marcelino dos Santos; MORAES, Deiz Amara Silva de Souza; BATISTA, Silvia Cristina Freitas. Meio ambiente e sustentabilidade: ações pedagógicas no ensino fundamental com uso do scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 63–84, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14450. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14450. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo descreve dois momentos de uma pesquisa realizada no Ensino Fundamental com o uso do Scratch sobre a temática Meio Ambiente e Sustentabilidade. No primeiro momento, um estudo de caso foi realizado com estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Nessa etapa, três objetos de aprendizagem (OA) foram elaborados pelas autoras deste artigo e, posteriormente, utilizados no estudo de caso. Ainda nessa primeira fase, os OA foram avaliados por cinco professores, em relação a questões operacionais, de usabilidade, pedagógicas e de conteúdo. No segundo momento, estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental produziram histórias no Scratch. produzidos foram importantes para a identificação de aspectos a serem observados no desenvolvimento de recursos.

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14450
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