Meio ambiente e sustentabilidade

ações pedagógicas no ensino fundamental com uso do scratch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14450

Palavras-chave:

Scratch, Objetos de aprendizagem, Meio ambiente, Sustentabilidade, Aprendizagem

Resumo

Este artigo descreve dois momentos de uma pesquisa realizada no Ensino Fundamental com o uso do Scratch sobre a temática Meio Ambiente e Sustentabilidade. No primeiro momento, um estudo de caso foi realizado com estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Nessa etapa, três objetos de aprendizagem (OA) foram elaborados pelas autoras deste artigo e, posteriormente, utilizados no estudo de caso. Ainda nessa primeira fase, os OA foram avaliados por cinco professores, em relação a questões operacionais, de usabilidade, pedagógicas e de conteúdo. No segundo momento, estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental produziram histórias no Scratch. produzidos foram importantes para a identificação de aspectos a serem observados no desenvolvimento de recursos.

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Biografia do Autor

Aline Marcelino dos Santos Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

 

Silvia Cristina Freitas Batista, Intituto Federal Fluminense

Doutora em Informática na Educação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Intituto Federal Fluminense.

 

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Publicado

2014-11-25

Como Citar

SILVA, A. M. dos S.; MORAES, D. A. S. de S.; BATISTA, S. C. F. Meio ambiente e sustentabilidade: ações pedagógicas no ensino fundamental com uso do scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 63–84, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14450. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14450. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos