Um modelo social e colaborativo para extensão de conteúdo em ambientes educacionais ubíquos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14452

Palavras-chave:

Extensão de conteúdo educacional, Aprendizagem colaborativa, Mídias digitais, Computação ubíqua, Ambientes educacionais ubíquos

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de arquitetura de software que apoia atividades de extensão de um conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Como prova de conceito, empregou-se este modelo para construir uma aplicação Web que permite a criação de comentários e a classificação de conteúdo multimídia. Tal aplicação foi acoplada à plataforma Classroom eXperience e sua utilização foi assistida por dois semestres letivos. Aplicou-se uma adaptação do Modelo de Aceitação de Tecnologia para averiguar a receptividade e o impacto das novas funcionalidades em estudantes. Como resultado, verificou-se boa aceitação da aplicação pelos usuários, que passaram a acessar mais a plataforma. Tal incentivo também contribuiu elevando o desempenho dos alunos, demonstrando que a disponibilização de recursos interativos incentiva a aprendizagem colaborativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taffarel Brant-Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

 

Igor Emmanuel Silva Mendonça, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia.

 

Rafael Dias Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Miller Miranda Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em andamento em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Fabiano Azevedo Dorça, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Faculdade de Computação (FACOM/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia.

Renan Gonçalves Cattelan, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Referências

Araújo, R. D. et al. Personalization of Interactive Digital Media in Ubiquitous Educational Environments. IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics, 2013.

Araújo, R. D. et al. Autoria automática de objetos de aprendizagem a partir de captura multimídia e associação a estilos de aprendizagem. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

Azouaou, F. et al. WebAnnot: a learner’s dedicated web-based annotation tool. International Journal of Technology Enhanced Learning, v. 5(1), p. 56-84. 2013.

Banday, M. T. e-Learning, Web 2.0 and beyond. IEEE International Conference on Digital InformationProcessing and Communications, 2012.

Barbosa, J.et al.Computação Móvel e Ubíqua no Contexto de Uma Graduação de Referência. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15(3), p. 53–65, 2007.

Chen, Y.-C. et al. Development and evaluation of a Web 2.0 annotation system as a learning tool in an e-learning environment. Computers & Education, v. 58(4), p. 1094–1105, 2012.

Claros, I. & Cobos, R. Social Media Learning: An approach for composition of multimedia interactive object in a collaborative learning environment. IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design,2013.

Davis, F. D. A technology acceptance model for empirically testing new end-user information systems: theory and results. Tese de Doutorado. Massachusetts Institute of Technology, 1986.

Fan, P.-L. et al. An Online Collaborative Learning Platform with Annotation on Figures. IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2010.

Ferreira, H. N. M. et al. Classroom Experience: A Platform for Multimedia Capture and Access in Instrumented Educational Environments. Brazilian Symposium on Collaborative Systems, 2012.

Ferreira, G. L. et al. Um Modelo de Recomendação Ubíqua de Conteúdo para Grupos de Aprendizes. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

Foll, S. et al. Classifying Multimedia Resources Using Social Relationships. IEEE International Symposium on Multimedia, 2006.

Gartner. Gartner Says Worldwide Traditional PC, Tablet, Ultramobile and Mobile Phone Shipments On Pace to Grow 7.6 Percent in 2014. Disponível em: http://www.gartner.com/newsroom/id/2645115. Acesso em: jun. 2015.

Huang, J. L. et al. Detecting and Deterring Insufficient Effort Responding to Surveys. Journal of Business and Psychology, v. 27(1), p. 99–114, 2011.

Ismail, L. S. Extensible multimídia document player. International Conference on Computer Engineering & Systems, 2009.

Khan, J. I. &Tao, Q. Prefetch scheduling for composite hypermedia. IEEE International Conference on Communications, 2001.

Kostakos, V. & Ferreira, D. The Rise of Ubiquitous Instrumentation. Frontiers in ICT, v. 2, 2015.

Lin, J.-L. & Hwang, K.-S. An automatic classification system of online E-learning resources. International Conference on System Science and Engineering, 2012.

Lopes, J. et al. Towards a distributed architecture for context-aware mobile applications in UbiComp. Brazilian Symposium on Multimedia and the web, 2013.

Mendonça, I. E. S. et al. Explorando Funcionalidades Sociais e Colaborativas em Ambientes Educacionais Ubíquos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

Möller, D. P. F. et al. Ubiquitous learning: teaching modeling and simulation with technology. Grand Challenges on Modeling and Simulation Conference, 2013.

Morgado, E. M. et al. Learning Objects classification for competency-based skills. International Symposium on Computers in Education, 2012.

Mukherjee, S. et al. Challenges of establishing a collaborative learning environment using MANET. International Conference on Business and Information Management, 2014.

Peris, M. et al. Acceptance of Professional Web 2.0 Platforms in Regional SMENetworks: An Evaluation Based on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. Hawaii International Conference on System Sciences, 2013.

Pimentel, M. da G. et al. Supporting Educational Activities through Dynamic Web Interfaces. Interacting with Computers, v. 13(3), p. 353–374, 2001.

Rauniar, R. et al. Technology acceptance model (TAM) and social media usage: an empirical study on Facebook. Journal of Enterprise Information Management, v. 27(1), p. 6–30, 2014.

Sabitha, A. S. & Mehrotra, D. User Centric Retrieval of Learning Objects in LMS. International Conference on Computer and Communication Technology, 2012.

Settle, A.et al. Does lecture capture make a difference for students in traditional classrooms. Conference on Innovation and technology in computer science education, 2011.

Silva, L. C. et al. MobiLE: Um Ambiente Multiagente de Aprendizagem Móvel Baseado em Algoritmo Genético para Apoiar a Aprendizagem Ubíqua. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21(1), p. 62–75, 2013.

Silva Santos, E. C. et al. A Study of Test Techniques for Integration with Domain Driven Design. International Conference on Information Technology -New Generations (ITNG), p. 373–378, 2015.

Truong, K. N. &Hayes, G. R. Ubiquitous Computing for Capture and Access. Foundations and Trends in Human–Computer Interaction, v. 2(2), p. 95–171, 2009.

Tseng, J. C. R. et al. A Collaborative Ubiquitous Learning Approach for Conducting Personal Computer-Assembling Activities. International Conference on Advanced Learning Technologies, 2010.

Wan, L. Application of web 2.0 technologies in e-learning context. International Conference on Networking and Digital Society, 2010.

Weiser, M. The Computer for the 21st Century. Scientific American, v. 265(3), p. 94–104, 1991.

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

BRANT-RIBEIRO, T.; MENDONÇA, I. E. S.; ARAÚJO, R. D.; MENDES, M. M.; DORÇA, F. A.; CATTELAN, R. G. Um modelo social e colaborativo para extensão de conteúdo em ambientes educacionais ubíquos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 105–130, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14452. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14452. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos