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Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica
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Palavras-chave

Design de sistemas de ajuda on-line
Moodle
Engenharia semiótica
Expressões de comunicabilidade

Como Citar

CAPELÃO, Letícia; PRATES, Raquel; FREITAS, Leonardo; MACIEL, Heider. Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 43–62, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14449. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14449. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) são sistemas computacionais que oferecem uma grande variedade de recursos e ferramentas para apoio ao ensino. Dentre eles, destaca-se o Moodle como o mais utilizado em todo o mundo. Apesar da grande difusão de uso dos AVAs e do Moodle, há ainda problemas na interface destes sistemas que prejudicam a interação de seus usuários. Pesquisas realizadas identificaram dificuldades de uso, tanto na interface quanto no sistema de ajuda do Moodle. Este artigo apresenta o processo de construção de um sistema de ajuda para a plataforma Moodle utilizada na UFMG, a partir de uma nova metodologia proposta para construção de sistemas de ajuda on-line, fundamentada na Engenharia Semiótica, uma teoria da Interação Humano-Computador.

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14449
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