Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica

Autores

  • Letícia Capelão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Prates Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7128-4974
  • Leonardo Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Heider Maciel Instituto de Educação Tecnológica

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14449

Palavras-chave:

Design de sistemas de ajuda on-line, Moodle, Engenharia semiótica, Expressões de comunicabilidade

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) são sistemas computacionais que oferecem uma grande variedade de recursos e ferramentas para apoio ao ensino. Dentre eles, destaca-se o Moodle como o mais utilizado em todo o mundo. Apesar da grande difusão de uso dos AVAs e do Moodle, há ainda problemas na interface destes sistemas que prejudicam a interação de seus usuários. Pesquisas realizadas identificaram dificuldades de uso, tanto na interface quanto no sistema de ajuda do Moodle. Este artigo apresenta o processo de construção de um sistema de ajuda para a plataforma Moodle utilizada na UFMG, a partir de uma nova metodologia proposta para construção de sistemas de ajuda on-line, fundamentada na Engenharia Semiótica, uma teoria da Interação Humano-Computador.

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Biografia do Autor

Letícia Capelão, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Linguística Aplicada pelaUniversidade Federal de Minas Gerais.

Raquel Prates, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Heider Maciel, Instituto de Educação Tecnológica

Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade FUMEC. Atua no mercado de TI com grande experiência na condução de projetos de tecnologia (projeto, desenvolvimento, acompanhamento e produção) de telecom, pesquisa de novas tecnologias de EAD e desenvolvimento e implantação de processos que garantam o atendimento do prazo, escopo e qualidade. Analista de Negocios da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica.

 

 

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Publicado

25-11-2014

Como Citar

CAPELÃO, L.; PRATES, R.; FREITAS, L.; MACIEL, H. Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 43–62, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14449. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14449. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos