Resumo
Esta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos e privado, de três diferentes estados da federação (PR, SP e RS). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino técnico e superior), com foco na formação interdisciplinar e interprofissional, todos em espaços educativos formais. As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dezesseis autores afiliados a cinco universidades: USP e UNICAMP de SP, UFPR e UTFPR do PR e Unijuí do RS; ainda, uma coautora é docente da SME de Curitiba, PR. O amalgama que une esses trabalhos é a interdisciplinaridade em suas diferentes faces e contornos: do fazer sentido da tecnologia ao professor em seu espaço de formação (de Lemke e Pansera-de-Araújo); das práticas de costura e customização integradas ao currículo de ciências e à educação ambiental via tecnologia (de Zago et al.); da experimentação remota para trabalhar conceitos relacionados a ciências atmosféricas (de Ferreira e Girotto Jr.); da necessidade da formação interprofissional (de Barbosa et al.).
Referências
FERREIRA; L. C., GIROTTO JUNIOR; G. Desenvolvimento e avaliação de uma proposta de experimentação remota como recurso pedagógico na elaboração de um experimento para o ensino de ciências. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 29-49, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.18030. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18030.
FIORAVANTI et al. Uma iniciativa para integrar habilidades e competências em Tecnologia da Informação e Administração de Negócios. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 69-87, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17952. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17952.
KEESTRA, M. (2019). Imagination and Actionability: Reflections on the Future of Interdisciplinarity, Inspired by Julie Thompson Klein. Issues in Interdisciplinary Studies Vol. 37(2), pp. 110-129.
KLEIN, J. T. (1990). Interdisciplinarity: History, theory, and practice. Detroit, MI: Wayne State University Press. (p. 196)
KLEIN, J. T. (1996). Crossing boundaries. Knowledge, disciplinarities, and interdisciplinarities. Charlottesville: University Press of Virginia.
LEMKE; C. E., PANSERA-DE-ARAUJO; M. C. Percepções de professores em formação sobre as TDIC em processos de ensino e aprendizagem na educação básica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 50-68, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17854. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17854.
MILLER, R. C. (2020). Interdisciplinarity: Its Meaning and Consequences. Oxford Research Encyclopedias, International Studies. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190846626.013.92 (p.1).
STAR, S. L., & GRIESMER, J. R. (1989). Institutional ecology, “translations” and boundary objects: Amateurs and professionals in Berkeley’s Museum of vertebrate zoology, 1907-39. Social Studies of Science, 19, 387-420.
ZAGO; M., CALONACI; K., KRELLING; L. Educação em Ciências no Ensino Fundamental - Conexões entre fundamentos e práticas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 8-28, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17953. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17953.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento