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Percepções de professores em formação sobre as TDIC em processos de ensino e aprendizagem na educação básica
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Palavras-chave

Conhecimentos do professor
Formação de professores
TPACK

Como Citar

LEMKE, Cláudia Elizandra; PANSERA-DE-ARAUJO, Maria Cristina. Percepções de professores em formação sobre as TDIC em processos de ensino e aprendizagem na educação básica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 50–68, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17854. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17854. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo analisa as percepções dos professores em formação (licenciandos) sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica, relacionando os conhecimentos do framework Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Para tal, realizou-se por meio do questionário eletrônico a coleta de dados no período de setembro a outubro de 2022 com licenciandos de Ciências Biológicas matriculados nos componentes curriculares de Prática enquanto Componente Curricular de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Os resultados demonstraram carências dos processos formativos de professores com relação às TDIC e seu uso, principalmente, no reconhecimento dos conhecimentos do TPACK, o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes voltadas para os professores em formação com relação às TDIC.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i1.17854
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