Banner Portal
Percepções de professores em formação sobre as TDIC em processos de ensino e aprendizagem na educação básica
Capa criada com inteligência artificial Microsoft DALL-E 3 com o prompt Crie uma imagem com 785 px de largura e 442 px altura que comece pelo lado esquerdo com um fractal e, na medida em que avança para o centro vertical da imagem, faça uma transição para elementos abstratos que denotem a interdisciplinaridade entre a informática e educação. Utilize cores em tons azuis que denotem autoridade no assunto segundo a psicologia das cores e algumas linhas verdes reluzentes, em 1 de dezembro de 2023 às 10:36 AM.
PDF

Palavras-chave

Conhecimentos do professor
Formação de professores
TPACK

Como Citar

LEMKE, Cláudia Elizandra; PANSERA-DE-ARAUJO, Maria Cristina. Percepções de professores em formação sobre as TDIC em processos de ensino e aprendizagem na educação básica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 50–68, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17854. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17854. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa as percepções dos professores em formação (licenciandos) sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica, relacionando os conhecimentos do framework Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Para tal, realizou-se por meio do questionário eletrônico a coleta de dados no período de setembro a outubro de 2022 com licenciandos de Ciências Biológicas matriculados nos componentes curriculares de Prática enquanto Componente Curricular de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Os resultados demonstraram carências dos processos formativos de professores com relação às TDIC e seu uso, principalmente, no reconhecimento dos conhecimentos do TPACK, o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes voltadas para os professores em formação com relação às TDIC.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i1.17854
PDF

Referências

ADOLFO, M. da S.; MACHADO, D.; WARPECHOWSKI, M. Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio através da Informática Educativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 6., 2017, Recife. Anais... p. 608-617. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7279. Acesso em 30 jan. 2023.

BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas, SP: Papirus. 2000.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: notas estatísticas. Brasília, 2020.

CABERO ALMENARA, J. Formação de professores em TIC: modelo TPACK. Secretaria de Recursos Audiovisuais e Novas Tecnologias da Universidade de Sevilha, 166 p., 2014.

CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS - CEPES. IV Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Uberlândia: Cepes, 2014.

COELHO FILHO, M. S.; GHEDIN, E. L. Formação de professores e construção da identidade profissional docente. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 4., 2018, Braga e Paredes de Coura. Anais... Braga e Paredes de Coura. jan. 2018.

COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, C.; MONEREO, C (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e educação. Tradução Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. Cap. 3. p. 66-93.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). TIC educação 2016: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_EDU_2016_LivroEletronico.pdf. Acesso em: abr. 2023.

KOEHLER, M.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, 2009.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; KERELUIK, K.; SHIN, T. S.; GRAHAM, C. R. The technological pedagogical content knowledge framework. In SPECTOR, J.; MERRILL, M.; ELEN, J.; BISHOP, M. (Eds.), Handbook of research on educational communications and technology. New York, NY: Springer, 2014. p. 101-111.

LOBO DA COSTA, N. Formação de professores de matemática e os conhecimentos necessários à docência com tecnologias digitais. Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática, v. 1, n. 2, p. 1-20, 2021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação – Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Anthares, 2018.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017–1054, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/J.1467-9620.2006.00684.X. Acesso em: 21 nov. 2022.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

NACARATO, A. M.; SUÀREZ, D. H.; FERREIRA, L. H. Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo. Horizontes, v. 41, n. 1, e023028, 2023. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1683.

NAKASHIMA, R. H. R.; PICONEZ, S. C. B. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 231–250, 2016. DOI: 10.14244/198271991605. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1605. Acesso em: 28 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. ICT Competency Standards for Teachers. Policy Framework. Paris: UNESCO, 2008.

PAPERT, S. Information Technology and Education: Computer Criticism vs. Technocentric Thinking. Educational Researcher, online, v. 16, n. 1, p. 22–30, 1987. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X016001022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0013189X016001022. Acesso em: 12 jun. 2022.

PEDUZZI, P. Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca: estudo mostra o perfil do estudante universitário brasileiro. Agência Brasil, Brasília, 21 mai. 2022. Editorial. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/mapa-do-ensino-superior-aponta-para-maioria-feminina-e-branca. Acesso em: 21 nov. 2022.

RAO, A. What’s the Difference Between “Using Technology” and “Technology Integration”? Teachbytes, 2013. Disponível em: http://teachbytes.com/2013/03/29/whats-the-difference-between-using-technology-and-technology-integration/. Acesso em: 30 out. 2018.

RICARDO, E. C. Concepções de tecnologia na formação inicial de professores de física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, p. 190-208, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p190. Acesso em: 21 nov. 2022.

SANTOS, A. Programa de Língua Portuguesa: um diálogo necessário com as TIC. In: Jornal Via ESEN, 2008. Disponível em: http://www.esenviseu.net/Principal/Jornal/ Edicoes%5C1%5C1-4.pdf. Acesso em: abr. 2023.

SANTOS, V. A.; et al; O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (CONEDU), 7., 2020, Edição Online, Campina Grande. Anais... Campina Grande, Brasil: 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69166. Acesso em: 10 dez. 2022.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 04-14. Feb, 1986. DOI: https://doi.org/10.2307/1175860. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1175860?seq=1. Acesso em: 10 ago. 2022.

SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22. 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article-abstract/57/1/1/31319/Knowledge-andTeaching-Foundations-of-the-New?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 22 ago. 2022.

VANDRESEN, A. S. R. Web 2.0 e educação: Uso e Possibilidades. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO (SIRSSE), 1., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011. p. 12658-12667.

WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidade. Barcelona, Buenos Aires e México: Paidós, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.