Resumo
A crescente integração da tecnologia na vida cotidiana intensificou o interesse em inseri-la no ambiente escolar. As diretrizes curriculares brasileiras destacam a importância de as escolas adotarem e promoverem um uso democrático da tecnologia. Um dos recursos que tem sido relatado na literatura é o uso de experimentos remotos. Neste trabalho, relata-se a experiência de desenvolvimento de um experimento remoto baseado em Arduino para medição de temperatura, umidade relativa do ar e concentração de gás carbônico. Delineamos perspectivas de implementação no ambiente escolar e exploramos desafios da integração tecnológica no planejamento didático. Além disso, abordamos a formação de professores para o uso de tecnologias, sugerindo caminhos para superar obstáculos e integrar novas ferramentas.
Referências
ADAFRUIT. DHT11, DHT 22 and AM2302 Sensors, c2022. Disponível em: https://learn.adafruit.com/dht?view=all. Acesso em: abr. 2023.
ALKHALDI, T.; PRANATA, I.; ATHAUDA, R.I. A review of contemporary virtual and remote laboratory implementations: observations and findings. Journal of Computer Education, v.3, p. 329–351, 2016.
ALLDATASHEET. Ficha técnica MQ-135, c2022. Disponível em: https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/1307647/WINSEN/MQ135.html. Acesso em: abr. 2023.
BALADOH, S. M.; ELGAMAL, A. F.; ABAS, H. A. Virtual lab to develop achievement in electronic circuits for hearing-impaired students. Education and Information Technologies, v. 22, p. 2071–2085, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-016-9532-7. Acesso em: abr. 2023.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, jan. 2002.
BORTNIK, B. et al. Effect of virtual analytical chemistry laboratory on enhancing student research skills and practices, Research in Learning Technology, v. 25, p. 1–20, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.25304/rlt.v25.1968. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução-RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União: Rio de Janeiro, n. 14, 20 jan. 2003. Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RE_09_2003_.pdf/8ccafc91-1437-4695-8e3a-2a97deca4e10. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2023.
CACHICHI, R.; GIROTTO JUNIOR, G.; GALEMBECK, E. et al. Creation of a Phenol/Water Phase Diagram Using a Low-Cost Automated System and Remote Transmission. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 10, p. 3667–3672, 2020.
CARDOSO, D.; GURGEL, I. Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Críticas, v. 25, p. 74-93, 2019.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
COX, S.; GRAHAM, C. R. Diagramming TPACK in Practice: Using and Elaborated Model of the TPACK Framework to Analyze and Depict Teacher Knowledge. TechTrends, v. 53, p. 60-69, 009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11528-009-0327-1. Acesso em: abr. 2023.
DE JONG, T.; LINN, M.; ZACHARIA, Z. C. Physical and virtual laboratories in science and engineering education, Science, v. 340, p. 305–308, 2013. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1230579. Acesso em: abr. 2023.
FAULCONER, E. K. et al. Comparison of online and traditional chemistry lecture and lab, Chemistry Education Research and Practice, v. 19, p. 392–297. 2018. DOI: https://doi.org/10.1039/c7rp00173h. Acesso em: abr. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
GIORDAN, M. O computador na Educação em Ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 279–304, 2005.
GIROTTO JUNIOR, G., CACHICHI, R. C, GALEMBECK, E., VAZQUEZ, P. A. M. Analysis of undergraduate students' and teaching professional's perceptions about practical activities involving remote laboratory. Góndola. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 300-316, 2022.
GROUT, I. Remote Laboratories as a Means to Widen Participation in STEM Education. Education Sciences, v. 7, n. 4, p. 85, 2017.
HERADIO, R.; DE LA TORRE, L.; DORMIDO, S. Virtual and remote labs in control education: A survey. Annual Reviews in Control, v. 42, p. 1–10, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.arcontrol.2016.08.001. Acesso em: abr. 2023.
HUSSAIN, I. et al. Effects of Information and Communication Technology (ICT) on Students’ Academic Achievement and Retention in Chemistry at Secondary Level. Journal of Education and Educational Development, v. 4, n. 1, p. 73-93, 2017.
IPCC, Climate change 2007: the physical science basis - Summary for policymakers. Intergovernmental Panel on Climate Change, Geneva, 2007.
IRBY, S. M.; BORDA, E. J.; HAUPT, J. Effects of Implementing a Hybrid Wet Lab and Online Module Lab Curriculum into a General Chemistry Course: Impacts on Student Performance and Engagement with the Chemistry Triplet. Journal of Chemical Education, v. 95, n. 2, p. 224-232, 2018.
LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.; KANBACH, B. G. A Relação com o Saber Profissional do Professor de Física e o Fracasso da Implementação de Atividades Experimentais no Ensino Médio. Investigação em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 3, p. 305-320, 2007.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2010.
LOWE, D.; NEWCOMBE, P.; STUMPERS, B. Evaluation of the Use of Remote Laboratories for Secondary School Science Education. Research in Science Education, v. 43, pp. 1197–1219. 2013.
MA, J.; NICKERSON, J. V. Hands-on, simulated, and remote laboratories. ACM Computing Surveys, v. 38, n. 3, p. 1–24, 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1132960.1132961. Acesso em: abr. 2023.
MACLAREN, P.; WILSON, D.; KLYMCHUK, S. I See What You Are Doing: Student Views on Lecturer Use of Tablet PCs in the Engineering Mathematics Classroom. Australasian Journal of Educational Technology, v. 33, n. 2, p. 173-188, 2017.
MAMANI, N. M. et al. A systematic mapping about simulators and remote laboratories using hardware in the loop and robotic: Developing STEM/STEAM skills in pre-university education. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIIE), 2021, Málaga, Espanha. Proceedings… Málaga, Espanha: IEEE, 2021. p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.1109/SIIE53363.2021.9583622. Acesso em: abr. 2023.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017–1054, 2006.
MOREIRA, M. P. C. et al. Contribuições do Arduíno no Ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 721-745, dez. 2018.
ROZA, J.; VEIGA, A.; ROZA. M.; Blended Learning: Revisão Sistemática da Literatura em Periódicos Científicos Internacionais (2015 - 2018). Educação em Revista [online]. 2020, v. 36. Disponível em: https:// https://doi.org/10.1590/0102-223402. Acesso em: abr. 2023.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetização Científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, v. 17, p. 97-114, 2011.
SOUZA, G. F. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 141f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1141250. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 11 set. 2023.
TOURAINE, A. Crítica da Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994.
TULHA, C. N.; CARVALHO, M. A. G. de; COLUCI, V. R. Uso de Laboratórios Remotos no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019.
ZACHARIA, Z. C. et al. Identifying potential types of guidance for supporting student inquiry when using virtual and remote labs in science: a literature review. Educational Technology Research and Development, v. 63, p. 257–302, 2015.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento