Banner Portal
Desenvolvimento e avaliação de uma proposta de experimentação remota como recurso pedagógico na elaboração de um experimento para o ensino de ciências
Capa criada com inteligência artificial Microsoft DALL-E 3 com o prompt Crie uma imagem com 785 px de largura e 442 px altura que comece pelo lado esquerdo com um fractal e, na medida em que avança para o centro vertical da imagem, faça uma transição para elementos abstratos que denotem a interdisciplinaridade entre a informática e educação. Utilize cores em tons azuis que denotem autoridade no assunto segundo a psicologia das cores e algumas linhas verdes reluzentes, em 1 de dezembro de 2023 às 10:36 AM.
PDF

Palavras-chave

Arduino
Experimentos remotos
Educação em ciências

Como Citar

FERREIRA, Lucas Campos; GIROTTO JUNIOR, Gildo. Desenvolvimento e avaliação de uma proposta de experimentação remota como recurso pedagógico na elaboração de um experimento para o ensino de ciências. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 29–49, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.18030. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18030. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

A crescente integração da tecnologia na vida cotidiana intensificou o interesse em inseri-la no ambiente escolar. As diretrizes curriculares brasileiras destacam a importância de as escolas adotarem e promoverem um uso democrático da tecnologia. Um dos recursos que tem sido relatado na literatura é o uso de experimentos remotos. Neste trabalho, relata-se a experiência de desenvolvimento de um experimento remoto baseado em Arduino para medição de temperatura, umidade relativa do ar e concentração de gás carbônico. Delineamos perspectivas de implementação no ambiente escolar e exploramos desafios da integração tecnológica no planejamento didático. Além disso, abordamos a formação de professores para o uso de tecnologias, sugerindo caminhos para superar obstáculos e integrar novas ferramentas.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i1.18030
PDF

Referências

ADAFRUIT. DHT11, DHT 22 and AM2302 Sensors, c2022. Disponível em: https://learn.adafruit.com/dht?view=all. Acesso em: abr. 2023.

ALKHALDI, T.; PRANATA, I.; ATHAUDA, R.I. A review of contemporary virtual and remote laboratory implementations: observations and findings. Journal of Computer Education, v.3, p. 329–351, 2016.

ALLDATASHEET. Ficha técnica MQ-135, c2022. Disponível em: https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/1307647/WINSEN/MQ135.html. Acesso em: abr. 2023.

BALADOH, S. M.; ELGAMAL, A. F.; ABAS, H. A. Virtual lab to develop achievement in electronic circuits for hearing-impaired students. Education and Information Technologies, v. 22, p. 2071–2085, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-016-9532-7. Acesso em: abr. 2023.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, jan. 2002.

BORTNIK, B. et al. Effect of virtual analytical chemistry laboratory on enhancing student research skills and practices, Research in Learning Technology, v. 25, p. 1–20, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.25304/rlt.v25.1968. Acesso em: abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução-RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União: Rio de Janeiro, n. 14, 20 jan. 2003. Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RE_09_2003_.pdf/8ccafc91-1437-4695-8e3a-2a97deca4e10. Acesso em: abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2023.

CACHICHI, R.; GIROTTO JUNIOR, G.; GALEMBECK, E. et al. Creation of a Phenol/Water Phase Diagram Using a Low-Cost Automated System and Remote Transmission. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 10, p. 3667–3672, 2020.

CARDOSO, D.; GURGEL, I. Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Críticas, v. 25, p. 74-93, 2019.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

COX, S.; GRAHAM, C. R. Diagramming TPACK in Practice: Using and Elaborated Model of the TPACK Framework to Analyze and Depict Teacher Knowledge. TechTrends, v. 53, p. 60-69, 009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11528-009-0327-1. Acesso em: abr. 2023.

DE JONG, T.; LINN, M.; ZACHARIA, Z. C. Physical and virtual laboratories in science and engineering education, Science, v. 340, p. 305–308, 2013. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1230579. Acesso em: abr. 2023.

FAULCONER, E. K. et al. Comparison of online and traditional chemistry lecture and lab, Chemistry Education Research and Practice, v. 19, p. 392–297. 2018. DOI: https://doi.org/10.1039/c7rp00173h. Acesso em: abr. 2023.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

GIORDAN, M. O computador na Educação em Ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 279–304, 2005.

GIROTTO JUNIOR, G., CACHICHI, R. C, GALEMBECK, E., VAZQUEZ, P. A. M. Analysis of undergraduate students' and teaching professional's perceptions about practical activities involving remote laboratory. Góndola. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 300-316, 2022.

GROUT, I. Remote Laboratories as a Means to Widen Participation in STEM Education. Education Sciences, v. 7, n. 4, p. 85, 2017.

HERADIO, R.; DE LA TORRE, L.; DORMIDO, S. Virtual and remote labs in control education: A survey. Annual Reviews in Control, v. 42, p. 1–10, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.arcontrol.2016.08.001. Acesso em: abr. 2023.

HUSSAIN, I. et al. Effects of Information and Communication Technology (ICT) on Students’ Academic Achievement and Retention in Chemistry at Secondary Level. Journal of Education and Educational Development, v. 4, n. 1, p. 73-93, 2017.

IPCC, Climate change 2007: the physical science basis - Summary for policymakers. Intergovernmental Panel on Climate Change, Geneva, 2007.

IRBY, S. M.; BORDA, E. J.; HAUPT, J. Effects of Implementing a Hybrid Wet Lab and Online Module Lab Curriculum into a General Chemistry Course: Impacts on Student Performance and Engagement with the Chemistry Triplet. Journal of Chemical Education, v. 95, n. 2, p. 224-232, 2018.

LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.; KANBACH, B. G. A Relação com o Saber Profissional do Professor de Física e o Fracasso da Implementação de Atividades Experimentais no Ensino Médio. Investigação em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 3, p. 305-320, 2007.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2010.

LOWE, D.; NEWCOMBE, P.; STUMPERS, B. Evaluation of the Use of Remote Laboratories for Secondary School Science Education. Research in Science Education, v. 43, pp. 1197–1219. 2013.

MA, J.; NICKERSON, J. V. Hands-on, simulated, and remote laboratories. ACM Computing Surveys, v. 38, n. 3, p. 1–24, 2006. DOI: https://doi.org/10.1145/1132960.1132961. Acesso em: abr. 2023.

MACLAREN, P.; WILSON, D.; KLYMCHUK, S. I See What You Are Doing: Student Views on Lecturer Use of Tablet PCs in the Engineering Mathematics Classroom. Australasian Journal of Educational Technology, v. 33, n. 2, p. 173-188, 2017.

MAMANI, N. M. et al. A systematic mapping about simulators and remote laboratories using hardware in the loop and robotic: Developing STEM/STEAM skills in pre-university education. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIIE), 2021, Málaga, Espanha. Proceedings… Málaga, Espanha: IEEE, 2021. p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.1109/SIIE53363.2021.9583622. Acesso em: abr. 2023.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017–1054, 2006.

MOREIRA, M. P. C. et al. Contribuições do Arduíno no Ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 721-745, dez. 2018.

ROZA, J.; VEIGA, A.; ROZA. M.; Blended Learning: Revisão Sistemática da Literatura em Periódicos Científicos Internacionais (2015 - 2018). Educação em Revista [online]. 2020, v. 36. Disponível em: https:// https://doi.org/10.1590/0102-223402. Acesso em: abr. 2023.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetização Científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, v. 17, p. 97-114, 2011.

SOUZA, G. F. Utilização do laboratório remoto no ensino fundamental como uma ferramenta de ensino por investigação. 2019. 141f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1141250. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639460. Acesso em: 11 set. 2023.

TOURAINE, A. Crítica da Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994.

TULHA, C. N.; CARVALHO, M. A. G. de; COLUCI, V. R. Uso de Laboratórios Remotos no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019.

ZACHARIA, Z. C. et al. Identifying potential types of guidance for supporting student inquiry when using virtual and remote labs in science: a literature review. Educational Technology Research and Development, v. 63, p. 257–302, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.