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Desenvolvimento e avaliação de uma proposta de experimentação remota como recurso pedagógico na elaboração de um experimento para o ensino de ciências
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Palavras-chave

Arduino
Experimentos remotos
Educação em ciências

Como Citar

FERREIRA, Lucas Campos; GIROTTO JUNIOR, Gildo. Desenvolvimento e avaliação de uma proposta de experimentação remota como recurso pedagógico na elaboração de um experimento para o ensino de ciências. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 29–49, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.18030. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18030. Acesso em: 7 nov. 2024.

Resumo

A crescente integração da tecnologia na vida cotidiana intensificou o interesse em inseri-la no ambiente escolar. As diretrizes curriculares brasileiras destacam a importância de as escolas adotarem e promoverem um uso democrático da tecnologia. Um dos recursos que tem sido relatado na literatura é o uso de experimentos remotos. Neste trabalho, relata-se a experiência de desenvolvimento de um experimento remoto baseado em Arduino para medição de temperatura, umidade relativa do ar e concentração de gás carbônico. Delineamos perspectivas de implementação no ambiente escolar e exploramos desafios da integração tecnológica no planejamento didático. Além disso, abordamos a formação de professores para o uso de tecnologias, sugerindo caminhos para superar obstáculos e integrar novas ferramentas.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i1.18030
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