Banner Portal
Uma iniciativa para integrar habilidades e competências em Tecnologia da Informação e Administração de Negócios
Capa criada com inteligência artificial Microsoft DALL-E 3 com o prompt Crie uma imagem com 785 px de largura e 442 px altura que comece pelo lado esquerdo com um fractal e, na medida em que avança para o centro vertical da imagem, faça uma transição para elementos abstratos que denotem a interdisciplinaridade entre a informática e educação. Utilize cores em tons azuis que denotem autoridade no assunto segundo a psicologia das cores e algumas linhas verdes reluzentes, em 1 de dezembro de 2023 às 10:36 AM.
PDF

Palavras-chave

Sistemas de Informação
Interdisciplinaridade
Administração e negócios
Tecnologia da informação
Metodologias ativas

Como Citar

FIORAVANTI, Maria Lydia; BARBOSA, Ellen Francine; BRAGA, Rosana Teresinha Vaccare; GRANDE, Márcia Mazzeo; RODELLO, Ildeberto Aparecido; RIBEIRO, Evandro Marcos Saidel; WOLF, Denis Fernando; AVELLAR, Gustavo Martins Nunes; OLIVEIRA, Katyeudo Karlos de Sousa. Uma iniciativa para integrar habilidades e competências em Tecnologia da Informação e Administração de Negócios. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 69–87, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17952. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17952. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Profissionais de tecnologia da informação (TI) com competência de gestão e administradores de empresas com conhecimento de TI estão sendo valorizados pelas empresas. Assim, partindo-se da premissa de que alunos de sistemas de informação podem se beneficiar de conhecimentos de administração de empresas, e vice-versa, este artigo apresenta o projeto e a implantação de um Certificado de Estudos Especiais (CEE) interdisciplinar em TI e Negócios. A experiência integrou disciplinas dos cursos de Sistemas de Informação e Administração, oferecidas em diferentes unidades da mesma instituição de ensino superior. De modo geral, a experiência mostrou-se promissora, capaz de exercitar habilidades interprofissionais, cognitivas e metacognitivas, sociais e emocionais dos estudantes, além de promover a integração docente e discente de ambos os cursos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i1.17952
PDF

Referências

AMBONI, N. et al. Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em administração. Cadernos EBAPE.BR, SciELO Brasil, v. 10, n. 2, p. 302–328, 2012. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5265. Acesso em: abr. 2023.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: Creating excitement in the classroom. ASHE-ERIC Higher Education Reports, Technical Report, ERIC, 1991.

CAMARGO, F. F.; DAROS, T. M. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo (Desafios da Educação). 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

CEI-UM. Active Learning. 2013. Disponível em: https://cei.umn.edu/active-learning. Acesso em: abr. 2023.

CEVIKCAN, E. Industry 4.0: Managing the Digital Transformation. Switzerland: Springer, 2018. ISBN 978-3-319-57869-9.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa: Campinas, SP: Papirus editora, 2006.

FELDER, R. M.; BRENT, R. Active learning: An introduction. ASQ Higher Education Brief, v. 2, n. 4, p. 1–5, 2009.

KLINK, M. V.; BOON, J.; SCHLUSMANS, K. Competências e ensino superior profissional: presente e futuro. Revista Europeia de Formação Profissional, v. 40, n. 1, p. 72–89, 2007.

LETHBRIDGE, T. C. et al. Improving software practice through education: Challenges and future trends. In: FUTURE OF SOFTWARE ENGINEERING (FOSE ’07), 2007. Proceedings. p. 12–28.

RADERMACHER, A.; WALIA, G. Gaps between industry expectations and the abilities of graduates. In: ACM TECHNICAL SYMPOSIUM ON COMPUTER SCIENCE EDUCATION (SIGCSE ’13), 44., 2013. New York. Proceedings… New York, NY, USA: ACM 2013. p. 525–530. ISBN 978-1-4503-1868-6. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2445196.2445351. Acesso em: abr. 2023.

RAMOS, I. et al. Information Systems for Industry 4.0. New York, NY, USA: Springer Nature, 2019. ISBN 978-3-030-14849-2.

SBC. Referenciais de Formação para Cursos de Graduação em Computação 2017. 2017. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1165-referenciais-de-formacao-para-cursos-de-graduacao-em-computacao-outubro-2017. Acesso em: abr. 2023.

SETTI, M. G. et al. Proposta de flexibilização curricular do curso de sistemas de informação ofertado pela UTF-PR Curitiba. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 22., 2014, Brasília. Anais... p. 1366. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10962. Acesso em: abr. 2023.

TUZUN, E.; ERDOGMUS, H.; OZBILGIN, I. G. Are computer science and engineering graduates ready for the software industry?: Experiences from an industrial student training program. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING: SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING (ICSE-SEET ’18), 40., 2018, New York. Proceedings… New York, NY, USA: ACM, 2018, p. 68–77. ISBN 978-1-4503-5660-2. DOI: https://doi.acm.org/10.1145/3183377.3185754. Acesso em: abr. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.