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Educação em Ciências no Ensino Fundamental
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Palavras-chave

Educação Ambiental
Componente Curricular de Ciências
Ensino Fundamental
Uso e reuso de recursos educacionais abertos
CTSA e ACT no contexto educativo

Como Citar

ZAGO, Marcia Regina R. S.; CALONACI, Karen; KRELLING, Ligia Marcelino. Educação em Ciências no Ensino Fundamental: conexões entre fundamentos e práticas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 8–28, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17953. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17953. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Compreender as tendências educacionais da contemporaneidade pode ser ponto de partida para a formação social. Nesta perspectiva, o Projeto Mãos na Massa - Economia Doméstica de costura e customização oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME), introduz dinâmicas para o Ensino Fundamental II. O objetivo foi analisar o projeto sob o viés da paridade curricular de Ciências. A metodologia destaca a investigação qualitativa, exploratória e descritiva. Nesse fio condutor, foram analisadas as possibilidades educacionais pela abordagem da Educação Ambiental (EA), da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), associadas a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Conclui-se que a proposta pode desenvolver a participação crítica nas diversas práticas sociais, quando incrementada pelas diferentes ferramentas de recursos didáticos digitais no processo de ensino-aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i1.17953
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