Resumo
Esta pesquisa propõe apresentar e discutir com os alunos de uma escola da Região metropolitana de Campinas a valorização histórica da cidade no ambiente escolar, principalmente dentro do Ensino de História, juntamente com a iniciativa de um programa de rádio. A partir desse objetivo, pretende-se estimular nos discentes o conhecimento do local onde estão inseridos e propiciar mecanismos de abordagens pedagógicas que auxiliem em suas pesquisas e facilite seu aprendizado. Para isso, será utilizado referenciais bibliográficos que abordam como a rádio se tornou um veículo de comunicação de massa na divulgação da cultura brasileira, além das contribuições que seu uso possa apresentar no ambiente escolar. Expondo a trajetória histórica da cidade onde estão inseridos, a fim de possibilitar uma visão sobre a identidade do local. Com isso, o projeto pretende trazer uma reflexão com os discentes acerca da cultura da cidade, proporcionando sua participação ativa.
Referências
CHAGAS, A. B.; SANTOS, L. M. A. O rádio na educação: desenvolvendo habilidade em comunicação. 2010. 13 f. Monografia (Especialização) - Curso de Mídia em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2XcaCxz. Acesso em: 25 jan. 2019.
FERREIRA, V. C. O uso do rádio no processo de ensino e aprendizagem. 2012. 44 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Amapá - Unifap, Macapá, 2012. Disponível em: https://bit.ly/322oxtk. Acesso em: 16 jan. 2019.
MANCUSO, V. M. O uso do rádio no processo de ensinoaprendizagem. 2012. 49 f. Monografia (Especialização) - Curso de Mídias na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2JaTIu6. Acesso em: 28 jan. 2019.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.