O uso das histórias em quadrinhos como instrumento pedagógico
PDF

Palavras-chave

História em quadrinhos
Metodologia
Ensino

Como Citar

ALEXANDRE, Alan; FORMIGA, Dayana; SILVA, Arthur da; LUCENA, Camila. O uso das histórias em quadrinhos como instrumento pedagógico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191850. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1850. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso da história em quadrinhos (HQ’s) como um instrumento pedagógico. A escrita através de pinturas e desenhos foi a primeira forma de comunicação estabelecida pelo homem e com o intuito de registrar a sua própria história. Desta forma, é possível afirmar que toda forma de expressão artistica é uma maneira de tentar narrar um evento através do registro de imagens. As principais fontes analisadas abordam a questão das origens das HQ’s e também sua utilização dentro do espaço escolar. Dentre os autores destacam-se Vergueiro (2004, 2006) e Guimarães (2010) que abordam a história dos quadrinhos e sua importância pedagógica, além de Karnal (2003) que propõe o uso de novas metodologias na sala de aula. O estudo das HQ´s tem a possibilidade de oferecer aos profissionais da educação, em especial aos historiadores, uma metodologia de ensino que torna a aprendizagem mais significativa e as aulas expositivas mais participativas e lúdicas, além de poder fazer uso da análise das HQ´s como fonte histórica.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191850
PDF

Referências

BENTES, Anna Christina. Gênero e ensino: algumas reflexões sobre a produção de materiais didáticos para a educação de jovens e adultos, 2005.

BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005.

CARVALHO, Djota. A educação está no gibi, Campinas-SP: Papirus, 2006, p.38-39.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 1993.

GUEDES, R. Quando surgem os super-heróis. São Paulo: Opera Graphica, 2004.

GUIMARÃES, E. Estudos sobre história em quadrinhos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2010.

KARNAL, Leandro. (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

LIMA, Douglas Mota Xavier de. História em quadrinhos e ensino de História. Revista História Hoje, [s.i], v. 6, n. 11, p.147-171, jan. 2017.

MAZUR, D.; DANNER, A. Quadrinhos: história moderna de uma arte global. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2014.

MOYA, Álvaro de. História da história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1996.

NOGUEIRA, Natania A.S. Gibiteca: ensino, criatividade e integração escolar, p.117.

PAIVA, F. S. Histórias em Quadrinhos na Educação. Salvador: Quadro a Quadro, 2017.

VERGUEIRO, Valdomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, v. 3, p. 7-29, 2006.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.