Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso da história em quadrinhos (HQ’s) como um instrumento pedagógico. A escrita através de pinturas e desenhos foi a primeira forma de comunicação estabelecida pelo homem e com o intuito de registrar a sua própria história. Desta forma, é possível afirmar que toda forma de expressão artistica é uma maneira de tentar narrar um evento através do registro de imagens. As principais fontes analisadas abordam a questão das origens das HQ’s e também sua utilização dentro do espaço escolar. Dentre os autores destacam-se Vergueiro (2004, 2006) e Guimarães (2010) que abordam a história dos quadrinhos e sua importância pedagógica, além de Karnal (2003) que propõe o uso de novas metodologias na sala de aula. O estudo das HQ´s tem a possibilidade de oferecer aos profissionais da educação, em especial aos historiadores, uma metodologia de ensino que torna a aprendizagem mais significativa e as aulas expositivas mais participativas e lúdicas, além de poder fazer uso da análise das HQ´s como fonte histórica.
Referências
BENTES, Anna Christina. Gênero e ensino: algumas reflexões sobre a produção de materiais didáticos para a educação de jovens e adultos, 2005.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005.
CARVALHO, Djota. A educação está no gibi, Campinas-SP: Papirus, 2006, p.38-39.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 1993.
GUEDES, R. Quando surgem os super-heróis. São Paulo: Opera Graphica, 2004.
GUIMARÃES, E. Estudos sobre história em quadrinhos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2010.
KARNAL, Leandro. (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
LIMA, Douglas Mota Xavier de. História em quadrinhos e ensino de História. Revista História Hoje, [s.i], v. 6, n. 11, p.147-171, jan. 2017.
MAZUR, D.; DANNER, A. Quadrinhos: história moderna de uma arte global. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2014.
MOYA, Álvaro de. História da história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1996.
NOGUEIRA, Natania A.S. Gibiteca: ensino, criatividade e integração escolar, p.117.
PAIVA, F. S. Histórias em Quadrinhos na Educação. Salvador: Quadro a Quadro, 2017.
VERGUEIRO, Valdomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, v. 3, p. 7-29, 2006.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.