A utilização de HQ's no ensino de história
PDF

Palavras-chave

Ensino
História
HQs

Como Citar

OTTE, Bruno; FORMIGA, Dayana. A utilização de HQ’s no ensino de história: as relações entre arte sequencial e a história. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191912. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1912. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir a História em Quadrinhos (HQ´s) e as imagens como instrumento de ensino para a disciplina de História, abordando a imagem e suas representações. A justificativa está na intenção de aumentar o interesse por parte dos alunos, e compreensão sobre a importância da História em sua formação escolar e de cidadão. A metodologia utilizou-se de um levantamento bibliográfico acerca da história das HQ´s e suas relações com a utilização das imagens na sala de aula. Como resultados parciais e discussão evidencia-se que a utilização das imagens e dos HQ´s podem auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, instigando os estudantes ao hábito da leitura, compreensão das imagens, imersão no tema abordado e reflexão sobre a problemática social existentes nas HQ´s. Além disso, os HQ´s são lúdicos e capazes de estimular os alunos a compreenderem sobre história de uma forma diversificada e estimulante. O trabalho apresenta como conclusão que para a utilização dos HQ´s e imagens é preciso que os educadores, trabalhem de forma crítica levando em conta o contexto social e utilizando as imagens como fontes históricas, afinal contribuem para a reflexão, configurando-se como importante recurso pedagógico nas aulas de história.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191912
PDF

Referências

ÁVILA, Brayan Lee Thompsom; BERBERT, Anne Isabelle Vituri. O uso de HQ para o ensino de conceitos históricos de segunda ordem. História & Ensino, v. 18,p. 2-16. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/13253. Acesso em: 08 jan. 2019.
SIQUEIRA, A. L. O ensino de conceitos históricos a partir dos HQs de “Hagar, o Horrível”. Revista Eletrônica do Laboratório de Ensino e Pesquisa do Curso de História, Curitiba-PR, jan.2011. Disponível em :http://www.utp.br/lep/N2/artigos/o_ensino.pdf.Acesso em: 18 jan. 2019
VERGUEIRO, W. C. S.. A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In: Angela Rama; Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 1ed.São Paulo: Contexto, 2004, v., p. 31-64.
VILELA, M. T. R. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. 100 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/. Acesso em: 08 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.