Gênero e africanidade na arte latino-americana contemporânea
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Palavras-chave

História
Arte
Mulheres negras

Como Citar

CÂNDIDO, Letícia; XAVIER, Janaína; VIEIRA, Amanda. Gênero e africanidade na arte latino-americana contemporânea. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192311. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2311. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O trabalho em questão tem por objetivo fazer uma interlocução entre história e arte no contexto da produção artística latino-americana contemporânea, mais especificamente na produção feminina e negra, abordando temas como, gênero, racismo, violência política e religiosidade. As principais fontes de análise são as produções de três artistas negras: a colombiana Dóris Salcedo (1958), a brasileira Rosana Paulino (1967) e a cubana Belkis Ayón (1967-1999). Com base nessa perspectiva pretende-se estabelecer um espaço de discussão, analisando os possíveis pontos de encontro e fuga levando em consideração a diversidade dos contextos históricos em que foram produzidas, os objetos utilizados e, até mesmo, suas percepções individuais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192311
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Referências

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