Uso de revistas em quadrinhos (hq´s) no ensino de história
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Palavras-chave

HQs
Ensino
História

Como Citar

RIBEIRO, Thais; FORMIGA, Dayana; BRANDÃO, Vinicius; RIBEIRO, Vitor; SILVA, Hugo. Uso de revistas em quadrinhos (hq´s) no ensino de história. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191718. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1718. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a utilização das revistas de História em Quadrinhos (HQ´s) no ensino de História. A principal justificativa dessa pesquisa está na importância de trazer para dentro da sala de aula um recurso que interesse aos alunos, bem como, possibilite a construção do conhecimento histórico. As revistas de História em Quadrinhos colocam os discentes em contato com conteúdos textuais que promovem uma aproximação e interdisciplinaridade com as atividades de leitura e interpretação, e os conteúdos históricos. Dessa forma, esta pesquisa aponta, como resultados parciais, que o uso dos HQs podem ser relevantes para aumentar, treinar e desenvolver a interpretação histórica. Além disso, as revistas em quadrinhos constituem uma importante ferramenta para os profissionais de História, pois são capazes de auxiliar na transmissão de conteúdos históricos e, ao mesmo tempo em que contribuem para a formaçao de um aluno crítico e competente.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191718
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Referências

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino In: RAMA, Ângela (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

VILELA, Marco Túlio Rodrigues. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1688. Acesso em: fev. 2012.

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