Resumo
Diante das diversas metodologias de ensino que surgem com o objetivo de aumentar a qualidade de ensino e a aprendizagem do aluno, o cinema e os filmes se apresentam como forte ferramenta pedagógica no ambiente estudantil. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é descrever os benefícios da utilização de recursos cinematográficos para o ensino da disciplina de história, observando as contribuições fornecidas tanto para o professor quanto para o aluno. Este trabalho também abordará como tal ferramenta deve ser utilizada para que ela possa agregar conteúdo, interação, e análise de fontes históricas.
Referências
ALENCAR, S. E. P. O cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina história. Dissert. mestrado. Fac. de Educação. Univ. Federal do Ceará. Fortaleza/CE. 2007.
ARAÚJO, S. A. Possibilidades pedagógicas do cinema em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, n.º 79, Mensal, Dezembro/2007.
COELHO, R. M. de F.; VIANA, M. da C. V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática, v. 1, 2011.
DOMINGUES, C. O Olhar de Quem Olha. Saberes em Ação. São Paulo: Edições Vértice, 1990.
VIANA, Marger CV. O Cinema na Sala de Aula e a Formação de Professores de Matemática. Mini-curso oferecido aos alunos do Curso de Matemática na UFRRJ. Dia de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, v. 18, 2010.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.