O teatro como ferramenta no ensino de história
PDF

Palavras-chave

Ensino
História
Teatro

Como Citar

BASSI, Mateus; FORMIGA, Dayana; RIGO, Gabriel; SANTOS, Sergio; LUNA, Danithieli de. O teatro como ferramenta no ensino de história. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191868. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1868. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo discutir o uso do teatro como ferramenta para o ensino de história, defendendo assim a necessidade de uma abordagem interdisciplinar no que se refere ao ensino de História. Ao aproximarmos o ensino de história da disciplina de arte, da encenação e do reenacment (reencenação histórica) propõe-se um ensino de história mais criativo, crítico e prazeroso. Esta interdisciplinaridade entre história e teatro coloca dentro do processo de ensino-aprendizagem uma grande potencialidade metodológica para se analisar e desenvolver os conteúdos programáticos de história. Além de estabelecer uma aproximação e diálogo com os discentes através de novas fontes metodológicas, como filmes, séries e documentários que devem ser criticamente analisadas pelo docente da disciplina. Desta forma, se cria um enorme campo interdisciplinar de estudo e análise dos conteúdos de história, uma nova metodologia de ensino que aproxima discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191868
PDF

Referências

ALMEIDA, Maria Helena Gondim. O teatro como linguagem no ensino de história: Relato de experiência. Fato & Versões-Revista de História, v. 8, n. 16, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufms.br/ojs/index.php/fatver/article/view/3188. Acesso em: 02 fev. 2019.

MARTINS, Antonio Pereira. O teatro como possibilidade metodologica para a educação de jovens e adultos - EJA. 2011. Monografia (Licenciatura em Teatro)— Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em : http://bdm.unb.br/handle/10483/5446. Acesso em: 03 fev. 2019.

MICELI, Paulo. Uma pedagogia da História? In: PINSKY, Jaime (Org.) O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2012. p. 37-52.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.