A tecnologia em sala de aula
PDF

Palavras-chave

TICs
Metodologias
Ensino

Como Citar

FLORES, Jefferson; FORMIGA, Dayana; FERREIRA, Sara; FIGUEIREDO, Letícia; GOMES, Tatiana. A tecnologia em sala de aula: a favor de uma educação crítica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191758. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1758. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o uso da tecnologia e analisar de que forma as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) podem contribuir para um ensino crítico. A tecnologia tem tido um importante papel na vida das pessoas e muito tem se discutido sobre qual seria o papel das TICs na sala de aula. Nossa pesquisa, ainda em andamento, procura apontar os benefícios da tecnologia e defender o uso das TICs como recurso didático, pois consideramos que este recurso busca uma aproximação com o contexto social dos educandos. Desta maneira, torna-se fundamental pensar de que forma as TICs podem ser transformadas em diferentes fontes de recursos para o processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que deve repensar o excesso de aulas expositivas e inserir o aluno de forma ativa neste processo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191758
PDF

Referências

ANDRADE, A. P. R. O Uso de Tecnologias na Educação: Computador e Internet. Monografia. Consórcio Setentrional de Educação. Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás. Brasília, DF, 2011.

CYSNEIROS, P. G.. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, Bogotá, v. 12, n. 1, p.11-24, 1999.

TOSCHI, M. S. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.