Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o uso da tecnologia e analisar de que forma as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) podem contribuir para um ensino crítico. A tecnologia tem tido um importante papel na vida das pessoas e muito tem se discutido sobre qual seria o papel das TICs na sala de aula. Nossa pesquisa, ainda em andamento, procura apontar os benefícios da tecnologia e defender o uso das TICs como recurso didático, pois consideramos que este recurso busca uma aproximação com o contexto social dos educandos. Desta maneira, torna-se fundamental pensar de que forma as TICs podem ser transformadas em diferentes fontes de recursos para o processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que deve repensar o excesso de aulas expositivas e inserir o aluno de forma ativa neste processo.
Referências
ANDRADE, A. P. R. O Uso de Tecnologias na Educação: Computador e Internet. Monografia. Consórcio Setentrional de Educação. Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás. Brasília, DF, 2011.
CYSNEIROS, P. G.. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, Bogotá, v. 12, n. 1, p.11-24, 1999.
TOSCHI, M. S. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 19, p. 35-42, jan./jun. 2005.
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