O uso de imagem como recurso didático no ensino de história
PDF

Palavras-chave

Ensino
Imagem
História

Como Citar

PAIVA, Dálcio; FORMIGA, Dayana; SOUSA, Rodolfo de. O uso de imagem como recurso didático no ensino de história. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191755. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1755. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho objetiva estudar o uso de conteúdo imagético como recurso didático que possa auxiliar no ensino da disciplina de história. A justificativa se dá quando se compreende que a imagem é intensamente utilizada no seu cotidiano atual. Dessa maneira, a imagem torna-se um elo facilitador para o aprendizado, prendendo a atenção por ser um elemento com o qual o aluno já se encontra familiarizado no contexto de sociedade em que vive, nas mídias sociais com as quais interage, e na veiculação midiática a que está exposto. É a partir dessa nova visão de mundo na qual a imagem ocupa um lugar central que se busca aplicar o conteúdo imagético como material para despertar o interesse, ensinar o conteúdo proposto e construir conhecimento crítico.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191755
PDF

Referências

CUMMING, Robert. Para entender a arte. São Paulo: Ática, 1995.

GOMES, Silvânia Maria de Oliveira. Iconografia: imagens, interpretações e novas abordagens no ensino de História. 2016. Dissertação de Mestrado.

HERNÁNDEZ, Fernando et al. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 1993.

LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de história. Caderno Pedagógico-Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.