Renovação educacional
a experiência do Ensino Vocacional no contexto dos anos de 1950-1960
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16013Palavras-chave:
Renovação Educacional, Ensino Vocacional, Universidade de São PauloResumo
Este texto aborda o Ensino Vocacional do Estado de São Paulo, valendo-se de fontes documentais, orais e bibliográficas, buscando compreendê-lo em conexão com o rico contexto da época, marcado pela pujança dos movimentos sociais e políticos em um período democrático, caracterizado por iniciativas voltadas à modernização do país, à difusão da cultura urbana e à aposta na renovação educacional como fator de desenvolvimento nacional, visando reinventar o Brasil. Logramos, a partir do histórico da renovação, estabelecer os pontos de contato entre esta experiência e o ímpeto renovador presente nos trabalhos do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo e na criação da Faculdade de Educação da USP, iniciativas estas que seriam ceifadas pelo golpe militar, tidas como subversivas.
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