Renovação educacional

a experiência do Ensino Vocacional no contexto dos anos de 1950-1960

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16013

Palabras clave:

Renovación Educativa, Educación Vocacional, Universidade de São Paulo

Resumen

Este texto aborda la Enseñanza Vocacional en el Estado de São Paulo, utilizando fuentes documentales, orales y bibliográficas, buscando comprenderla en relación con el rico contexto de la época, marcado por la fuerza de los movimientos sociales y políticos en un período democrático, caracterizado por iniciativas encaminadas a la modernización del país, la difusión de la cultura urbana y el compromiso con la renovación educativa como factor de desarrollo nacional, con miras a reinventar Brasil. A partir de la historia de la renovación, logramos establecer los puntos de contacto entre esta experiencia y el ímpetu renovador presente en el trabajo del Centro Regional de Investigación Educativa de São Paulo y en la creación de la Facultad de Educación de la USP, iniciativas que serían interrumpidas por el golpe militar, considerados subversivos.



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Biografía del autor/a

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de São Paulo (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, trabalho e educação, filosofia da educação, história da educação, fundamentos da educação, reformas ultraliberais e educação, ensino secundário, ensino vocacional, ensino renovado e comunitarismo. É membro permanente do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, NEDDATE, do qual foi vice-coordenadora de março de 2017 a maio de 2019. Participa do Núcleo de Filosofia, Política e Educação, NUFIPE, da Faculdade de Educação da UFF.

 

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Publicado

2021-12-16

Cómo citar

RABELLO MACIEL DE BARROS TAMBERLINI, Angela. Renovação educacional: a experiência do Ensino Vocacional no contexto dos anos de 1950-1960. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021014, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.16013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16013. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO