Banner Portal
Contemplando a preparação para o imprevisível
PDF

Palavras-chave

Improvisação

Como Citar

KORMAN, Cliff; ARAÚJO COSTA, Fabiano. Contemplando a preparação para o imprevisível: notas sobre improvisação musical. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14842. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14842. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Texto de apresentação dos artigos na temática da Improvisação

https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14842
PDF

Referências

ARAÚJO COSTA, Fabiano. Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução, trad. de Patrícia de S. Araújo, RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, nº 1, CRIJMA – IReMus – Sorbonne Université, Abril 2018, p. 1-19. (ISSN : 2609-1690). Disponível em: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/86e90f9b. Acesso em: dez. 2020.

ARAÚJO COSTA, Fabiano. Groove e escrita na Toccata em Ritmo de Samba nº. 2de Radamés Gnattali, trad. de Patrícia de S. Araújo. RJMA–Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, n. 1, CRIJMA–IReMus–Sorbonne Université, abr. 2018b, p. 1-23. Disponível em: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/7ebd0ad3. Acesso em: dez. 2020.

CABRAL, Roberta Mourim. Elementos da improvisação na performance de Marcus Tardelli. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020012, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14265. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14265. Acesso em: 30 dez. 2020.

CAPORALETTI, Vincenzo. I processi improvvisativi nella musica. Un approccio globale. Lucca: LIM. (col. Quaderni di M/R 54), 2005.

CARVALHO, Pedro Paes de. "Cadê o Cigano?": reflexões sobre gypsy jazz e ciganidades. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14313. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14313. Acesso em: 30 dez. 2020.

COSTA, Rodrigo Heringer; SACRAMENTO, Aquim; MITRE, Natália; DRUMOND, João Paulo. Propostas dialógicas de acompanhamento dos gêneros baião, forró e xaxado aplicadas ao vibrafone. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020009, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14304. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14304. Acesso em: 30 dez. 2020.

COSTA, Rogério. A improvisação livre não é lugar de práticas interpretativas. Debates, UNIRIO, n. 20, p.177-187, mai. 2018.

FALLEIROS, Manuel. Roteiros, Propostas e Estratégias: por uma poética mosaica da Improvisação Livre. Debates, UNIRIO, n. 20, p.188-208, mai. 2018.

GOODMAN, Nelson. Linguagens da Arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Tradução de Vítor Moura e Desidério Murcho, Lisboa, Ed. Gradiva, 2006 [1976].

LORTAT-JACOB, Bernard. Improvisation: le modèle et ses réalisations, In: Id et al. L’improvisation dans les musiques de tradition orale. Paris, Selaf, Poche, p. 45-59, 1987.

MARQUES, Guilherme; HASHIMOTO, Fernando. Escuta imaginária: Nenê e a perspectiva assintomática de aplicação dos ritmos brasileiros para bateria na música instrumental brasileira improvisada. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.13790. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13790. Acesso em: 30 dez. 2020.

MODESTO, Márcio; BERG, Silvia. Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhador: o caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020015, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14311. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14311. Acesso em: 30 dez. 2020.

NETTL, Bruno. Russell, Melinda (ed). In the course of performance: Studies in the World of Music Improvisation. University of Chicago Press, 1998.

PRESSING, Jeff. Cognitive Processes in Improvisation. Advances in Psychology. Volume 19, Pages 345-363, 1984.

PRESSING, Jeff. Improvisation: Methods and models. In: SLOBODA, J. A. (Ed.). Generative processes in music: The psychology of performance, improvisation, and composition. Clarendon Press/Oxford University Press, 1988, p. 129–178.

SHEEHY, August; STEINBECK, Paul. Introduction: Theorizing Improvisation (Musically). MTO, v. 19, n. 2, jun. 2013. Disponível em: https://mtosmt.org/issues/mto.13.19.2/mto.13.19.2.sheehysteinbeck.html. Acesso em: dez. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Cliff Korman, Fabiano Araújo Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.