Contemplando a preparação para o imprevisível

notas sobre improvisação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14842

Palavras-chave:

Improvisação

Resumo

Texto de apresentação dos artigos na temática da Improvisação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cliff Korman, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Jazz Arts Advancement pela Manhattan School Of Music. Professor Adjunto na Universidade Federal de Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fabiano Araújo Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Musica e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne [Paris 4]. Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Referências

ARAÚJO COSTA, Fabiano. Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução, trad. de Patrícia de S. Araújo, RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, nº 1, CRIJMA – IReMus – Sorbonne Université, Abril 2018, p. 1-19. (ISSN : 2609-1690). Disponível em: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/86e90f9b. Acesso em: dez. 2020.

ARAÚJO COSTA, Fabiano. Groove e escrita na Toccata em Ritmo de Samba nº. 2de Radamés Gnattali, trad. de Patrícia de S. Araújo. RJMA–Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, n. 1, CRIJMA–IReMus–Sorbonne Université, abr. 2018b, p. 1-23. Disponível em: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/7ebd0ad3. Acesso em: dez. 2020.

CABRAL, Roberta Mourim. Elementos da improvisação na performance de Marcus Tardelli. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020012, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14265. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14265. Acesso em: 30 dez. 2020.

CAPORALETTI, Vincenzo. I processi improvvisativi nella musica. Un approccio globale. Lucca: LIM. (col. Quaderni di M/R 54), 2005.

CARVALHO, Pedro Paes de. "Cadê o Cigano?": reflexões sobre gypsy jazz e ciganidades. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14313. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14313. Acesso em: 30 dez. 2020.

COSTA, Rodrigo Heringer; SACRAMENTO, Aquim; MITRE, Natália; DRUMOND, João Paulo. Propostas dialógicas de acompanhamento dos gêneros baião, forró e xaxado aplicadas ao vibrafone. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020009, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14304. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14304. Acesso em: 30 dez. 2020.

COSTA, Rogério. A improvisação livre não é lugar de práticas interpretativas. Debates, UNIRIO, n. 20, p.177-187, mai. 2018.

FALLEIROS, Manuel. Roteiros, Propostas e Estratégias: por uma poética mosaica da Improvisação Livre. Debates, UNIRIO, n. 20, p.188-208, mai. 2018.

GOODMAN, Nelson. Linguagens da Arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Tradução de Vítor Moura e Desidério Murcho, Lisboa, Ed. Gradiva, 2006 [1976].

LORTAT-JACOB, Bernard. Improvisation: le modèle et ses réalisations, In: Id et al. L’improvisation dans les musiques de tradition orale. Paris, Selaf, Poche, p. 45-59, 1987.

MARQUES, Guilherme; HASHIMOTO, Fernando. Escuta imaginária: Nenê e a perspectiva assintomática de aplicação dos ritmos brasileiros para bateria na música instrumental brasileira improvisada. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.13790. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13790. Acesso em: 30 dez. 2020.

MODESTO, Márcio; BERG, Silvia. Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhador: o caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020015, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14311. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14311. Acesso em: 30 dez. 2020.

NETTL, Bruno. Russell, Melinda (ed). In the course of performance: Studies in the World of Music Improvisation. University of Chicago Press, 1998.

PRESSING, Jeff. Cognitive Processes in Improvisation. Advances in Psychology. Volume 19, Pages 345-363, 1984.

PRESSING, Jeff. Improvisation: Methods and models. In: SLOBODA, J. A. (Ed.). Generative processes in music: The psychology of performance, improvisation, and composition. Clarendon Press/Oxford University Press, 1988, p. 129–178.

SHEEHY, August; STEINBECK, Paul. Introduction: Theorizing Improvisation (Musically). MTO, v. 19, n. 2, jun. 2013. Disponível em: https://mtosmt.org/issues/mto.13.19.2/mto.13.19.2.sheehysteinbeck.html. Acesso em: dez. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

KORMAN, C.; ARAÚJO COSTA, F. Contemplando a preparação para o imprevisível: notas sobre improvisação musical. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14842. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14842. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos temáticos