Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhador

o caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14311

Palavras-chave:

Audiotátil, Conjunto Regional, Extemporização, Altamiro Carrilho, Choro

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a atuação do flautista Altamiro Carrilho na função específica de solista acompanhador, utilizando como documento sonoro de suporte suas intervenções no LP Depoimento do Poeta (1970), de Nelson Cavaquinho, do qual fazemos uma breve contextualização histórica. Através das ferramentas teóricas básicas propostas pela TMA (Teoria das Músicas Audiotáteis), tais como as noções de CNA (Codificação Neoaurática) e de extemporização – conforme elaboradas pelo musicólogo italiano Vincenzo Caporaletti e demais autores – propomos uma adequação terminológica do campo de estudos da improvisação às práticas musicais concernentes ao universo dos conjuntos de acompanhamento de música brasileira, representados aqui pelos regionais e seus solistas, atuantes em gêneros como o choro e o samba. Para demonstrar algumas das práticas interpretativas de Carrilho no referido disco, escolhemos para o âmbito deste artigo a análise do caso das introduções extem-porâneas de samba e um levantamento de aspectos da ornamentação na interpretação do flau-tista, com enfoque especial ao glissando e sua preeminência tátil.

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Biografia do Autor

Marcio Modesto, Universidade de São Paulo

Mestrando em Música pela Universidade de São Paulo. Professor de Música da Santa Marcelina Cultura.

Silvia Berg, Universidade de São Paulo

Doutora em Música pelo Københavns Universitet Musikvidenskabeligt Institut. Professora do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto.

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Publicado

2020-12-27

Como Citar

MODESTO, M.; BERG, S. Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhador: o caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020015, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14311. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14311. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos temáticos