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Escuta imaginária
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Palavras-chave

Ritmos brasileiros
Bateria
Percussão
Nenê
Improvisação musical

Como Citar

MARQUES, Guilherme; HASHIMOTO, Fernando. Escuta imaginária: Nenê e a perspectiva assintomática de aplicação dos ritmos brasileiros para bateria na música instrumental brasileira improvisada. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.13790. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13790. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute o processo de adaptação dos ritmos brasileiros para a bateria. O texto parte de um panorama histórico da inserção e acomodação do instrumento no Brasil, debatendo seu uso e as diferentes aplicações dos ritmos locais, em especial o samba, a contextos distintos de música instrumental – o foxtrote, as orquestras dos anos 1930 e 40, as gafieiras, o sambajazz e a música instrumental improvisada pós-1970. Apoiado na recente produção acadêmica na área de bateria, além de autores consagrados na musicologia como Piedade (2003), Mello (2007), Trotta (2008), Severiano (2008) e Cook (1998, 2013), o artigo tem como objetivo construir uma ferramenta auxiliar de análise na área em que se insere, nomeadamente os estudos sobre bateria e ritmos brasileiros. Desse modo o texto que segue apresenta o paradigma dominante nas análises sobre o emprego dos ritmos brasileiros na bateria, presente na maioria dos estudos dedicados ao tema, para, num segundo estágio, apresentar uma proposta auxiliar que é construída com base em reflexões, estudos e análises apoiados na prática musical do baterista e compositor Nenê.

https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.13790
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