Perspectivas sobre a música instrumental popular

Autores

  • Maria Beatriz Cyrino Moreira Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Thais Lima Nicodemo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14836

Palavras-chave:

Música instrumental popular

Resumo

Texto de apresentação dos artigos na temática da Música Instrumental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Cyrino Moreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Thais Lima Nicodemo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ARAÚJO COSTA, Fabiano. Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução. trad. de Patrícia de S. Araújo, RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, no 1, CRIJMA – IReMus – Sorbonne Université, abr. 2018, p. 1-33. Disponível em: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/86e90f9b. Acesso em: dez. 2020.

BITTENCOURT, Ícaro. Chico Mário e o disco independente: resistência cultural e música instrumental brasileira nos anos 1980. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020005, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i.13812. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13812. Acesso em: 29 dez. 2020.

GEROLAMO, Ismael de Oliveira. Nacionalismo, engajamento e música instrumental: a sonoridade do Quarteto Novo. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020007, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14308. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14308. Acesso em: 29 dez. 2020.

KOZINETS, Robert. Netnography: doing ethnographic research online. Sage, 2010.

MATOS, Amanda Pedrosa de. “Abrir as janelas e deixar o Brasil entrar”: o regional e universal nos álbuns Orquestra popular de câmara e Danças, jogos e canções. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020003, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i.13776. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13776. Acesso em: 29 dez. 2020.

NOGUEIRA, Gláucia. Os violinistas de Cabo Verde e seu papel na conversão de músicas europeias do século XIX em tradição local . Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020008, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14675. Acesso em: 29 dez. 2020.

ROSA, Luciana Fernandes. Transmissão musical entre flautistas do século XIX e início do século XX: uma pesquisa nos periódicos do Rio de Janeiro. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14305. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14305. Acesso em: 30 dez. 2020.

SPIELMANN, Daniela. A contribuição interpretativa de Paulo Moura em “Tarde de chuva”. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, p. e020011, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14225. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14225. Acesso em: 29 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

MOREIRA, M. B. C.; NICODEMO, T. L. Perspectivas sobre a música instrumental popular. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020018, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14836. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14836. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos temáticos