O anarquismo e o saber: prática, permanência e atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17504

Palavras-chave:

Anarquismo., História da Educação., Prática Anarquista.

Resumo

Este texto trata de princípios e práticas escolares anarquistas, presentes em movimentos em torno da educação em meios operários, populares, livre-pensadores difundidos em contextos sociais urbanos e rurais das sociedades contemporâneas. Essas escolas ocorreram em decorrência de convergências políticas, culturais e sociais, que imprimiram expressões significativas de práticas educacionais questionadoras de diferentes estabelecimentos da forma escolar, no decorrer de sua história. Destaca-se, dessa forma, algumas emblemáticas práticas educacionais anarquistas e seus significados na História da Educação.  

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Biografia do Autor

Luciana Eliza dos Santos, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutora em História da Educação pela FEUSP, pesquisadora no Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP, no qual realiza pesquisas sobre arquivos e fontes para investigação da história da educação, com ênfase na educação libertária e nos movimentos de renovação da educação. Atualmente, é professora de História da Educação na Faculdade de Educação da USP.

Referências

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SANTOS, Luciana Eliza dos. O anarquismo e o saber: prática, permanência e atualidade. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022029, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17504. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17504. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO